As mulheres de Berlim agora poderão nadar nas piscinas públicas da cidade sem a parte de cima do biquíni se quiserem, assim como os homens.
A decisão veio após uma mulher ter sido impedida de nadar sem a parte de cima do biquíni em dezembro de 2022 e feito uma queixa à ouvidoria da cidade no Departamento de Justiça, Diversidade e Antidiscriminação do Senado.
As autoridades concordaram que a mulher foi vítima de discriminação e, esta semana, disseram que todos os visitantes das piscinas de Berlim, incluindo mulheres e aqueles que se identificam como não-binários, podem fazer topless.
O governo do estado de Berlim confirmou a mudança da regra em um comunicado na última quinta-feira (9/3). “Como resultado de uma reclamação de discriminação bem-sucedida, os estabelecimentos de banho de Berlim aplicarão no futuro seus regulamentos de uso doméstico e de banho de maneira equitativa em relação ao gênero”, diz o comunicado.
A chefe da ouvidoria, Dra. Doris Liebscher, celebrou a decisão afirmando ser um passo à frente para a igualdade de gênero na cidade.
“A ouvidoria saúda muito a decisão dos estabelecimentos balneares porque cria direitos iguais para todos os berlinenses, sejam homens, mulheres ou não binários e porque também cria segurança jurídica para o pessoal dos estabelecimentos balneares”, disse ela.
A mudança não é inédita para a Alemanha. A cidade de Goettingen, no centro da Alemanha, tornou-se a primeira cidade do país a permitir que as mulheres nadem sem a parte de cima do biquíni em piscinas públicas no verão passado.
As autoridades da cidade tomaram a decisão após uma discussão sobre identidade de gênero, na qual um nadador foi solicitado que se cobrisse em uma piscina local. O nadador recusou alegando que se identificava como homem, sendo posteriormente banido do local, de acordo com um relatório da emissora pública alemã Deutsche Welle.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.