22 de Novembro de 2024

Procissão, juramento e mais: conheça os rituais da coroação de Charles III


A coroação do rei Charles III do Reino Unido neste sábado (6/5) será uma grande celebração para milhões de pessoas e autoridades que pretendem acompanhar todos os passos do rei até a Abadia de Westminster.

Apesar de ser considerado rei deste a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, haviam diversos protocolos que precisavam ser seguidos. Um deles, a organização da coroação, com uma série de eventos.

A celebração será acompanhada por 2.200 convidados — 5.800 a menos do que em 1953, na coroação de Elizabeth II — entre os quais estarão delegações de 203 países, 100 chefes de Estado e de governo e 20 famílias reais. A família real britânica também estará presente incluindo o herdeiro ao trono, o príncipe William, e o príncipe Harry.

A seguir, confira tudo o que é necessário saber sobre os rituais de coroação e de como acompanhar esse momento importante para o Reino Unido e mundo.

  • Infográfico mostra a biografia desde que Charles se tornou rei do Reino Unido Laurence SAUBADU, Sabrina BLANCHARD, Jonathan WALTER, Gabriel CAMPELO / AFP
  • Mapa-múndi localizando os 15 países em que Charles III é rei Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE / AFP

O canal oficial da família real no Youtube fará uma transmissão completa, a partir das 6h20 da manhã (no horário de Brasília) do momento da chegada de Charles III e Camilla à Abadia e todas os compromissos que serão seguidos no local.

Já na TV, a Globonews transmitirá a cerimônia a partir das 6h do dia 6 e, para os anão assinantes, o sinal do canal estará aberto no GloboPlay.

As cerimônias da coroação de Charles começam ainda no começo da manhã de sábado (5), às 6h da manhã, no horário local de Londres (2h da manhã, no horário de Brasília), com a abertura do espaço onde o público poderá acompanhar as cerimônias.

A partir das 10h da manhã, em Londres, (6h da manhã, no horário de Brasília), dá se início a procissão que seguirá em direção à Abadia de Westminster para a coroação.

A previsão é que o rei Charles e a rainha consorte Camilla, cheguem ao local às 11h (no horário de Brasília) e que na sequência comecem os eventos e protocolos da coroação.

Tudo começa com a procissão do rei, onde dentro de uma carruagem especial — também usada na celebração do Jubileu de Diamante de Elizabeth II em 2012 — que fará um percurso de dois quilômetros do do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster, onde ocorrerá a coroação.

A chegada à Abadia está prevista para às 11h (7h no horário de Brasília) e a coroação do rei e da rainha consorte ocorrerá as 12h (8h, em Brasília) em que ocorrerá um serviço religioso, presidido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby e tem previsão de término às 13h, em Londres.

  • Mapa de Londres com o percurso da procissão de coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla em 6 de maio. Paz PIZARRO, Maria-Cecilia REZENDE / AF
  • Dados da coroação do rei Charles III em 6 de maio de 2023, com detalhes da coroa de St. Edward e da Cadeira da Coroação. Sophie RAMIS, Gal ROMA, Sylvie HUSSON, Gabriel CAMPELO / AFP

Após a coroação, Charles será apresentado pela primeira vez à população enquanto trombetas soam após cada reconhecimento. Logo depois, o arcebispo de Canterbury administrará o "juramento da coroação", na forma de perguntas ao rei. Charles responderá elas com a mão sobre uma bíblia e terminará dizendo: "Cumprirei o que prometi. Que Deus me ajude". 

Seguindo a tradição da cerimônia, que é praticamente a mesma há mais de mil anos, Charles se sentará no trono — pertencente ao rei Edward I, sob um dossel, "ungido, abençoado e consagrado" pelo arcebispo.

No trono ele receberá o orbe e os cetros, que representam os poderes espirituais e temporais do rei, a coroa de St. Edward é colocada na cabeça de Charles — relíquia de ouro maciço cravejada de pedras preciosas, como rubis e safiras, que é usada apenas quando o monarca é coroado.

Por fim, ocorrerá o ritual de prestar lealdade. Tradicionalmente, o rito era realizado pelo arcebispo, herdeiros do trono, duques e aristocratas, no entanto, William, o príncipe herdeiro, será o único que se ajoelhará na cerimônia deste sábado.

E, em vez da homenagem aristocrática, o arcebispo de Canterbury convidará todas as pessoas, onde quer que estejam assistindo ou ouvindo, a jurar lealdade ao novo rei, um marco histórico que busca democratizar a cerimônia, mas que atraiu fortes críticas.

Camilla será coroada separadamente em uma cerimônia parecida, porém mais simples.

O último passo da celebração no sábado será a procissão de coroação. Neste rito, o rei e a rainha já coroados fazem o mesmo percurso que fizeram na ida, mas com destino ao Palácio de Buckingham.

No local, Charles e Camilla se juntarão outros membros da família real e cerca de 4.000 soldados em uniforme de gala. E, por volta das 14h15, no horário de Londres, vão aparecer na varanda para fazer cumprimentos e assistir a um desfile aéreo.

  • Mapa de Londres com o percurso da procissão de coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla em 6 de maio. Paz PIZARRO, Maria-Cecilia REZENDE / AF

As celebrações da coroação não chegam ao fim no sábado (6). No domingo, festas de bairro apelidadas de "Coronation Big Lunch" ("Grande Almoço da Coroação", em livre tradução) vão ocorrer em todo o Reino Unido.

Além disso, as 20h de Londres, o Castelo de Windsor da família real receberá cerca de 10.000 pessoas para um show com artistas como Katy Perry, Lionel Richie, Take That e Andrea Bocelli.

*Com informações da Agence France-Presse

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.