Todos os anos, os brasileiros precisam preencher a declaração do Imposto de Renda (IR) mas, como conta com uma lista extensa de informações que precisam ser preenchidas, várias dúvidas vão surgindo ao longo do processo. Entre as principais dúvidas está o preenchimento do plano de saúde que, em alguns casos, são contratados diretamente pelas empresas em que a pessoa trabalha.
Elaine Duarte, especialista tributária da IOB, explica que no caso de um plano de saúde contratado pela empresa, elas precisam ser especificadas e comprovadas mediante documentação hábil e idônea. "É recomendável obter uma declaração do profissional ou da empresa emissora do documento que confirme que o gasto foi realizado com você ou com algum dependente incluído em sua declaração", explica.
Contudo, a professora de ciências contábeis da Universidade de Brasília (UnB) Clesia Camilo ressalta que, nestes casos, é possível que a pessoa caia na malha fina. Entretanto, a ação é apenas para que a pessoa comprove que houve reembolso, por isso, a importância de ter a documentação necessária de que os pagamentos foram realizados.
Vale ressaltar também que, de acordo com a Receita Federal, caso a declaração esteja em malha fina, ainda é possível pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.
Tem mais dúvidas sobre o Imposto de Renda? O Correio preparou um especial que sana os principais questionamentos sobre a declaração. Você pode conferir acessando o link.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.