21 de Novembro de 2024

Vision Pro: como funcionam os óculos de realidade virtual da Apple


crédito: Apple/Divulgação

A Apple lançou na segunda-feira (6/6) o seu aguardado óculos de realidade aumentada, o Apple Vision Pro — o seu primeiro grande lançamento de hardware em quase uma década.

O CEO da Apple, Tim Cook, disse que o novo aparelho "combina perfeitamente o mundo real e o mundo virtual".

A empresa de tecnologia também anunciou seu mais recente sistema operacional para o iPhone e atualizações para o laptop MacBook Air.

Os óculos têm bateria com duração de duas horas e custarão US$ 3.499 (cerca de R$ 17,2 mil na conversão atual) nos EUA, quando chegarem ao mercado, em 2024. Não há preço divulgado para o Brasil.

O preço é substancialmente maior do que os óculos de realidade virtual atualmente no mercado. Na semana passada, a Meta anunciou o seu produto, o Quest, com preço de US$ 449 (R$ 2,2 mil).

A Apple falou pouco sobre inteligência artificial generativa — a tecnologia que é o principal assunto do momento do Vale do Silício.

O preço das ações da Apple caiu ligeiramente durante o anúncio, feito em conferência de desenvolvedores no Apple Park, sede da empresa, em Cupertino, na Califórnia.

A BBC está entre os veículos de comunicação que participaram do evento, mas ainda não conseguiu experimentar o novo aparelho.

O último grande lançamento de hardware da Apple havia sido o dispositivo Apple Watch em 2015.

O Apple Vision Pro parece diferente de óculos semelhantes no mercado — e lembra mais um par de óculos de esqui do que um de realidade virtual.

A Apple usou a frase "realidade aumentada" para descrever o novo dispositivo.

A realidade aumentada, também conhecida como realidade mista, sobrepõe objetos virtuais no mundo ao nosso redor — permitindo-nos misturar realidade com o mundo virtual no nosso campo de visão.

Os usuários podem acessar aplicativos, assistir a filmes e escrever documentos em um mundo virtual. Mas até agora, há poucas evidências de um grande mercado para esse tipo de tecnologia.

Hartley Charlton, editor do site MacRumors, disse que não sabe se o público em geral estará interessado nos óculos.

"Ele não atrairá os consumidores convencionais, a princípio, por causa de seu preço extremamente alto e problemas imediatos, como sua bateria com fio separada", disse ele.

Mas ele disse que a Apple tem um histórico de "superar o ceticismo" sobre novos dispositivos e, historicamente, desafia as pessoas a "trocarem seu dinheiro por um novo gadget em seu repertório".

No lançamento, Cook disse que os óculos permitem que os usuários "vejam, ouçam e interajam com conteúdo digital como se estivessem no mesmo espaço físico".

Ele é controlado usando uma combinação de mãos, olhos e voz.

O anúncio ocorre uma semana depois que a Meta e a Lenovo anunciaram novas versões de seus óculos de realidade virtual, que não sobrepõem objetos a uma visão do mundo real.

A Meta investiu pesadamente em realidade mista — mas agora esse setor está em crise.

O mercado de óculos de realidade virtual teve uma queda de 54% nas vendas globais no ano passado, de acordo com a International Data Corporation.

Thomas Husson, da empresa Forrester Research, disse à BBC que pode levar algum tempo para o novo produto da Apple decolar.

"O espaço geral de AR/VR (realidade aumentada e realidade virtual) tem sido um pouco exagerado nos últimos anos com o metaverso e esse tipo de experiência", disse ele.

"Essa é a razão pela qual acho que vai demorar um pouco mais [para a Apple decolar]. Dito isso, se eu dissesse a você, 10 a 15 anos atrás, que as pessoas estariam dispostas a pagar quase US$ 2 mil por um telefone celular, não acho que muitas pessoas diriam que estariam dispostas a pagar isso."

Além do anúncio do Vision Pro, a Apple também revelou o iOS17, a versão mais recente do sistema operacional do iPhone.

As atualizações incluem "contact posters" — uma foto ou imagem sua que aparecerá no telefone de uma pessoa quando você ligar para ela — e "live voicemail" — que fornece uma transcrição em tempo real de um correio de voz deixado para você. Essa transcrição também se aplica a mensagens de áudio deixadas usando o Apple Messages.

E a Apple introduziu um sistema chamado Check-In — que informa automaticamente a um amigo ou familiar quando você chega em casa.

Se você estiver muito atrasado, a tecnologia tem o poder de dizer aos outros que você ainda não chegou em casa.

O novo sistema operacional estará disponível no segundo semestre de 2023.

* Colaborou Shiona McCallum

Fonte: correiobraziliense

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