O céu de Nova York escureceu rapidamente no fim da manhã após uma grave incêndio florestal vindo do Canadá. A cidade, conhecida por seus arranha-céus altos e vida urbana, foi tomada por uma névoa alaranjada/amarela em boa parte da cidade.
Ao longo do dia, o índice de qualidade do ar da cidade de Syracuse (NY), ultrapassou 400, de acordo com o AirNow, site do governo que informa o Índice de Qualidade do Ar (AQI). Segundo medidor, leituras acima de 100 indicam condição "insalubre" para respirar e acima de 300 como "perigosa".
Segundo o AirNow, o pico registrado na cidade de Nova York nesta quarta, às 15h45 (horário local), era de 392, o pior índice da qualidade do ar já registrado. No Queens e no Bronx, o índice ultrapassou 200.
Pela ruas da metrópole, avisos de poluição aconselhavam as pessoas a evitarem atividades ao ar livre, incluindo escolas, onde essas atividades acabaram suspensas. Muitos começaram a usar máscaras de proteção facial para andar na rua.
Vista da nuvem de fumaça no centro de Nova York
Débora Barros
Vista da nuvem de fumaça no centro de Nova York
Débora Barros
Vista da nuvem de fumaça em Nova York
Regina Guenes
Vista da nuvem de fumaça em Nova York
Andréia Katinskas
Vista da nuvem de fumaça em Nova York
Andréia Katinskas
Segundo as autoridades, várias cidades da Costa Leste dos Estados Unidos (EUA) emitiram alertas sobre a qualidade do ar. "Trata-se de um "exemplo alarmante das maneiras pelas quais a crise climática está interferindo em nossas vidas", declarou a Casa Branca", disse a Casa Branca.
A Estátua da Liberdade ficou coberta pela nuvem em uma parte da tarde, no horário local. O monumento Empire State Building também ficou envolvido pela nuvem.
A fumaça pesada cobre os horizontes dos bairros de Brooklyn e Manhattan em Nova York em 7 de junho de 2023
Ed JONES/AFP
Uma pessoa passeia com cachorros enquanto a fumaça dos incêndios florestais no Canadá causa condições nebulosas na cidade de Nova York em 7 de junho de 2023
ANGELA WEISS/AFP
Pessoa tiram fotos enquanto a fumaça dos incêndios florestais no Canadá causa condições nebulosas na cidade de Nova York em 7 de junho de 2023.
ANGELA WEISS/AFP
As pessoas tiram fotos do horizonte de Manhattan durante forte poluição em Nova York em 7 de junho de 2023.
Ed JONES/AFP
As pessoas tiram fotos do horizonte de Manhattan durante forte poluição em Nova York em 7 de junho de 2023.
Ed JONES/AFP
Um homem tira fotos de um píer diante do horizonte de Manhattan envolto em forte poluição em Nova York em 7 de junho de 2023.
Ed JONES/AFP
O horizonte de Manhattan é visto por pessoas usando máscaras enquanto caminham ao longo de um píer enquanto a fumaça dos incêndios florestais no Canadá causa nebulosidade na cidade de Nova York em 7 de junho de 2023.
Ed JONES/AFP
O horizonte da baixa Manhattan é visto pelos pedestres enquanto a fumaça dos incêndios florestais no Canadá causa condições nebulosas na cidade de Nova York em 7 de junho de 2023.
ANGELA WEISS/AFP
Além da péssimo índice de qualidade do ar, a concentração de pequenas partículas conhecidas como PM2.5 era 14 vezes maior do que as diretrizes recomendadas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na noite de terça-feira (6), o ar na cidade já estava ruim. O IQAir indicou que era a pior qualidade do ar de qualquer cidade do mundo. Normalmente, a cidade fica fora das 3 mil piores.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.