Um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) completou o primeiro voo de teste em Shenzhen, na China. A aeronave tem formato de disco voador, além de 12 hélices em volta da cabine e pode alcançar 200 metros de altura. O veículo começou a ser desenvolvido há três anos e os voos podem durar até 15 minutos.
"Depois de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento, a Shenzhen UFO Flying Saucer Technology fabricou o primeiro disco voador tripulado elétrico de decolagem vertical do mundo. Atualmente, este produto é usado principalmente para passeios turísticos e apresentações publicitárias e obteve patentes de invenção globais," informou o site de notícias chinês Shenzhen Pages.
No Brasil, a Embraer desenvolve um veículo parecido por meio da subsidiária Eve Air Mobility. "Nosso eVTOL é 100% elétrico e seu design centrado no ser humano garante a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros e da comunidade, minimizando o ruído. Será pilotado no lançamento, mas
pronto para operações autônomas no futuro," diz a empresa. A previsão é que a aeronave faça um voo teste no ano que vem.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.