Não é novidade que o Pix se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros. De acordo com dados recentemente divulgados pelo Banco Central, no ano passado, a modalidade superou até mesmo os cartões de crédito e débito e também os boletos, e atingiu 29% do total de transações ao longo do ano.
Além de prático, rápido e seguro, o meio de pagamento instantâneo traz inúmeras vantagens também para as empresas e segue em crescimento no mercado, como comprova uma análise adicional do Banco Central, indicando que aproximadamente mais da metade dos Pix realizados em 2022, foram recebidos por empreendimentos.
O calendário sazonal, além de historicamente já contribuir para o aumento das vendas das empresas, tem sido outro grande alavanque para a utilização do Pix no Brasil. De acordo com Patrícia Esteves, CCO da Zoop - fintech líder em serviços financeiros -, o comércio chega a perceber um crescimento de 30% nestes períodos. "Como forma de incentivo vemos diversas empresas que oferecem descontos em seus produtos e/ou serviços ao pagar com o Pix. Essa pode ser uma ótima estratégia para direcionar o uso desse meio de pagamento e obter mais lucratividade”, conta Patrícia.
Ainda de acordo com a especialista da Zoop, a estratégia de impulsionar o uso do meio de pagamento - seja em datas pontuais ou no dia a dia -, traz diversas vantagens para os negócios e também para os clientes, confira:
Na modalidade, o meio de pagamento instantâneo garante rentabilidade e personalização de planos e taxas para cada cliente.
O modelo também atrai um novo público consumidor, como aqueles compradores que não possuem cartão de crédito, ou que não querem comprometer o limite, além daqueles que buscam por agilidade no momento da transação.
Já que neste meio, o pagamento é mais simples e intuitivo para o consumidor, que tem a transação aprovada em segundos, independente se é online ou presencial.
Pois o Pix permite ter um fluxo financeiro similar às operações de débito, onde a liquidação é rápida e o dinheiro está disponível para o empreendedor em até um dia útil.
Esta solução também pode ser adicionada de forma fácil ao checkout online ou às maquininhas de cartão sem custos.
Uma vez que o cliente não precisa informar dados financeiros pessoais para completar a operação. Outra vantagem mencionada pela Patrícia Esteves, CCO da Zoop, é a redução dos custos com taxas de transação em comparação com outros métodos de pagamento, bem como o alcance de um maior número de clientes.
“Em números, temos mais de 60% dos brasileiros sem cartão ou com um baixo limite de crédito, e esse pode ser o percentual de pessoas que as empresas não atingem quando não diversificam seu portfólio de meios de pagamento”, explica Patrícia.
Fonte: correiobraziliense
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