Um ovo de flamingo fossilizado, com idade entre 8 mil e 12 mil anos, foi encontrado em um canteiro de obras no México. No local, está sendo construído o novo Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, em Santa Lucía e, ao escavar, a equipe da construção achou a raridade. Esse tipo de objeto é extremamente raro na América do Norte e América do Sul.
Esta é a primeira vez que um ovo de flamingo fossilizado é encontrado nas Américas. No mundo, este é o segundo já descoberto. O primeiro achado foi na Espanha, quando apareceram cinco ovos dessa espécie.
Para determinar se o ovo pertencia à família dos flamingos, uma equipe de estudiosos comparou o tamanho, a largura, o padrão da casca e a forma geral, com outras espécies. O ovo recém-encontrado mede 93,491 milímetros de comprimento e 55,791 milímetros de largura no ponto mais largo, o que determinou a definição do artigo como flamingo.
Acredita-se que o ovo seja do final do período Pleistoceno — compreendido entre 2.588 milhões e 11,7 mil anos —, ou início do Holoceno — há 11.650 anos antes do presente — por causa de outros restos encontrados na mesma localidade.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.