A crise no setor de transporte público continua crescendo, após ter sido potencializada durante a pandemia da covid-19. É o que mostra o Anuário 2022-2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), apresentado na abertura da 36ª edição do Seminário Nacional NTU, nesta terça-feira (8/8), em Brasília.
O levantamento aponta que, entre 2019 e 2022, o sistema de ônibus urbano registrou queda de 24,4% na demanda de passageiros, ou seja, deixaram de ser realizados quase 8 milhões de deslocamentos de pessoas por dia, em média, no período.
O anuário pontua que antes do coronavírus, em 2019, eram realizadas 33 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia em todo o Brasil. Já em 2022 o numero caiu para 25 milhões. Mesmo com um aumento de 12,1% na demanda de passageiros transportados e de 10,3% na produtividade (calculada pelo número de passageiros transportados por quilômetro rodado) em 2022, na comparação com 2021, o segmento não recuperou os patamares pré-pandemia.
O presidente executivo da NTU, Francisco Christovam, afirmou hoje, no seminário, que a demanda atual está muito distante do desempenho observado no início da série histórica da NTU. Além disso, "o setor acumula uma queda de 30% no índice de produtividade ao longo do tempo”, observou.
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