22 de Novembro de 2024

Dia da Gestante: mulheres grávidas podem amamentar outra criança?


Nesta terça-feira (15/8) comemora-se o Dia da Gestante. A data homenageia o processo que dá origem a uma nova vida. Durante essa fase, as mulheres passam por várias etapas, incluindo a gestação, o parto e o puerpério. Esses momentos fazem com que as mulheres sofram grandes mudanças físicas e emocionais. 

Apesar do momento único do nascimento de uma criança, a gravidez também possui fases de dificuldades. É durante a gestação que surgem dúvidas, preocupações e frustações. Há, ainda, a fase de adaptação na vida das mulheres para receber uma nova vida que está por vir. 

Algumas das maiores mudanças que acontecem durante a gravidez giram em torno da amamentação. Algumas mulheres optam, inclusive, por continuar amamentando uma criança mesmo quando outra está por vir. No entanto, essa é uma opção saudável para a mãe e o bebê?

A enfermeira e consultora em amamentação, Bruna Grazi, explica que a gestação não é contraindicação para amamentar. Sendo assim, a gestante pode continuar amamentando, se desejar, e se não houver contraindicação médica, como ameaça de aborto ou histórico de partos prematuros.

"Deve-se ter uma alimentação saudável e beber muita água. No entanto, o desmame pode ocorrer por aumento da sensibilidade dos mamilos, alterações hormonais da gestação que podem causar fadiga e sonolência, queda da produção e alteração do gosto do leite e perda do espaço destinado ao colo. De toda forma, o obstetra e pediatra deve ser consultado para verificar se há alguma contraindicação para amamentar durante a gestação", indica a especialista.

A consultora em amamentação acrescenta que é indicado interromper a lactação diante da ameaça de parto prematuro. "Gestantes com fatores de risco para prematuridade ou outras condições como pré-eclâmpsia e restrição de crescimento intrauterino, deficiência nutricional materna, a amamentação deve ser interrompida. O profissional deve monitorar a situação de saúde desta gestante para analisar situações especiais, para identificar possíveis riscos e benefícios associados", ressalta.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.