20 de Setembro de 2024

Montadora líder na China investe na exportação de carros elétricos


Shenzhen - A chinesa BYD, líder no mercado de carros do país asiático, investe pesadamente na expansão de suas fábricas automotivas no exterior. Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (14/8), a CEO da companhia para as Américas, Stella Li, explicou que a empresa deve anunciar em breve a sua terceira fábrica para produção de carros elétricos fora da China, e estuda a abertura de uma segunda linha de produção na América Latina. A primeira foi anunciada no início de julho, em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

Ganhando destaque no mercado de carros elétricos e híbridos, a BYD se define como uma greentech, produzindo desde painéis solares e baterias para armazenamento de energia limpa, até todos os tipos de veículos movidos a eletricidade, incluindo veículos de passeio, ônibus, trens e caminhões.

“No Brasil, dois meses atrás, nós anunciamos oficialmente um enorme investimento na produção de veículos elétricos e híbridos, em Salvador. E, muito em breve, vocês ouvirão o anúncio da terceira fábrica da BYD fora da China. Então, a BYD está investindo agressivamente no exterior para construir as nossas instalações. E, em outros países, da América Latina, estamos já buscando o segundo local para fabricação”, explicou a CEO, que também ocupa o cargo de vice-presidente global da empresa, a jornalistas.

No momento, a fabricação dos carros elétricos e híbridos – a companhia foi a primeira a parar, no ano passado, de produzir modelos completamente a combustão – está concentrada na China, mas isso mudará em breve. Na Tailândia, uma fábrica já em instalação deve iniciar as atividades ainda neste ano. A de Salvador, por sua vez, pode estar operacional já em 2024. A terceira fábrica ainda está em negociação. A Índia recusou uma proposta para investimento de US$ 1 bilhão, algo em torno de R$ 5 bilhões. Segundo um oficial indiano, em entrevista ao jornal Economic Times, a recusa seria motivada por desconfiança em relação aos investimentos chineses.

  • Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li Victor Correia/ CB/D.A Press
  • Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li Victor Correia/ CB/D.A Press
  • Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li Victor Correia/ CB/D.A Press
  • Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li Victor Correia/ CB/D.A Press
  • Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li Victor Correia / CB/ D.A Press

Globalmente, a BYD reúne mais de 600 mil funcionários, sendo 90 mil deles na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Em média, a chinesa solicita 19 patentes por dia, e obtém 15. A BYD é a líder na venda de carros na China, superando em 2023 a Volkswagen, e é a líder mundial na venda de carros híbridos e elétricos somados.

Além da produção de veículos de passeio, outro destaque da empresa são os ônibus, com 90 mil unidades entregues em todo o mundo. No Brasil, são 89, em operação em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, região metropolitana de Salvador, Vitória, Campinas, Curitiba, Maringá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Diadema, Mauá e Santo André. Os chassis para ônibus também serão produzidos em Salvador.

*O repórter viajou a convite da BYD

Fonte: correiobraziliense

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