O cantor Zé Vaqueiro usou as redes sociais, nesta quinta-feira (24/8), para atualizar o estado de saúde do filho, diagnosticado com a síndrome de Patau, uma condição rara causada pela existência de um cromossomo 13 a mais que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas. O bebê está há um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para onde foi encaminhado logo após o nascimento, em 24 de julho. Na ocasião, o casal comemorou o primeiro mês de vida do filho.
“Desde o dia em que ele nasceu, todos as vezes que vamos visitar, tem passado tanta coisa na cabeça, o quanto ele tem sido forte, o quanto tem lutado (...) Ele segue sendo a maior referência de força, e isso tem abastecido nosso coração”, disse o cantor, ao falar sobre o filho.
“Creio que ele tem um propósito divino muito grande, porque desde o dia que nasceu, já muito antes, vem mudando muita coisa na cabeça da gente (...) Não comemoramos da forma que a gente queria, mas comemorar esse mês de vida dele tem um grande significado e importância. Fomos lá dar nosso carinho, nosso amor e agradecer a Deus”, concluiu o artista.
Segundo a médica especialista em distúrbios genéticos Nina N. Powell-Hamilton, a Trissomia 13, também conhecida como síndrome de Patau, é uma doença cromossômica causada pela existência de um cromossomo 13 a mais, que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas.
A condição rara pode afetar aproximadamente um em cada dez mil nascidos vivos. O cromossomo extra que causa a síndrome vem, em geral, da mãe. O risco do bebê desenvolver a Síndrome de Patau, que não tem cura, aumenta com a idade da mãe.
No útero:
No nascimento:
Antes do nascimento:
Após o nascimento:
O tratamento é feito com médicos de várias áreas, a fim de que o paciente tenha melhor qualidade de vida. A cura, no entanto, não existe ainda.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.