A coordenadora do programa de inovação da Agenda Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, declarou nesta quinta-feira (31/8) que a tecnologia digital auxilia os produtores rurais nos ganhos do dia a dia. Ela destacou ainda que, apesar da necessidade de avançar nas políticas públicas, existem tecnologias disponíveis mesmo para os pequenos produtores.
"O agronegócio hoje tem muitos desafios em seu dia a dia em relação à necessidade de discutir de que forma o produtor rural, no seu dia a dia, pode economizar, pode ganhar eficiência e ganhar produtividade. Então as tecnologias, e a gente está falando especificamente das tecnologias digitais, podem ajudar o produtor rural a trazer mais agilidade, mais informação e, com isso, ele conseguir tomar decisões mais fáceis, baseadas em dados", afirmou Isabella após participar do CB Fórum: Agro 4.0, realizado pelo Correio Braziliense, em parceria com a ABDI. Ela fez o discurso de encerramento do evento.
"Pode ajudá-lo no seu processo, fazer com que ele tenha aumento de competitividade, de produtividade, de sustentabilidade.A tecnologia no campo vem ajudar o produtor nesses ganhos que são importantes para o dia a dia", acrescentou.
Ela frisou, porém, que o acesso a tecnologia é um desafio para o agronegócio como um todo, e mais ainda para o pequeno produtor rural. Atualmente, cerca de 80% dos estabelecimentos agropecuários são de agricultura familiar.
"Mas existem hoje tecnologias e aplicativos que podem ser usados. Por exemplo, a própria Embrapa disponibiliza ferramentas para pequenos produtores e agricultoras familiares, seja para análise e monitoramento de clima, seja para monitoramento de praga, além de análise de solo. Então é um desafio pensar em um modelo de negócio", disse Isabela.
A coordenadora do programa de inovação da ABDI citou o cooperativismo como uma forma de organizar os produtores e avançar nesse sentido.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.