22 de Novembro de 2024

Planejamento financeiro ainda é desafio para pequeno varejista alimentar


Nove em cada 10 gestores do pequeno varejo alimentar dizem ter algo no negócio tirando o seu sono. Os maiores desafios estão justamente relacionados às despesas administrativas (18%), gestão financeira (15%), como enfrentar a concorrência (10%), questões que envolvem precificação (7%) — como ter um preço acessível —, seguido pelo acesso a crédito (6%). Sendo que, em caso de imprevistos ou emergências, três em cada 10 não contam com nenhuma reserva financeira para lidar com um cenário adverso.

Neste cenário, os próprios donos dos empreendimentos cuidam da gestão comercial e é comum terem familiares como funcionários. Os dados são da pesquisa realizada pelo Compra Agora, plataforma pioneira em B2B do Brasil focada no varejista brasileiro, em parceria com o Instituto Locomotiva.

Sobre a reserva financeira dos varejistas, 67% afirmam que contam com alguma reserva, 27% dizem que não contam com nenhuma reserva e 6% não sabem dizer. Entre os que possuem reserva, 23% dizem que o montante garante menos de um mês de funcionamento do estabelecimento, 22% contam com reserva para um ou dois meses, 9% têm reserva que garante de três a quatro meses e 12% têm reserva que garante cinco ou mais meses.

“A pesquisa mostra um retrato do tamanho do desafio do varejo alimentar de vizinhança, um negócio muitas vezes familiar e que é essencial para o dia a dia da população que também tem vínculos com esse tipo de comércio, sobretudo pela praticidade de consumir dentro do próprio bairro. O estudo revela ainda que esses empreendedores precisam de políticas direcionadas para facilitar acesso ao crédito e capacitação para conseguirem manter suas atividades”, explica o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

Detalhando os desafios financeiros, 98% dos empreendedores reconhecem dificuldade para investir no negócio e para separar as contas pessoais das do comércio. Apenas 2% não têm nenhuma dificuldade financeira. Entre os temas mais citados pelos entrevistados estão investir os ganhos no próprio negócio por conta própria (40%), separar o dinheiro para as despesas do negócio por conta própria para as despesas pessoais (38%), precificar os produtos de forma adequada (37%) e conseguir crédito e empréstimo (36%).

“Existem atualmente no Brasil 500 mil lojas que compõem o pequeno e médio varejo. É fundamental que se conheça o perfil desse varejista para que seu negócio seja atendido da melhor forma possível. E, consequentemente, que seu cliente tenha suas necessidades contempladas. O nosso propósito é também contribuir para que esse empreendedor otimize processos de compra e venda e oferecer ferramentas tecnológicas para auxiliar na boa administração do negócio”, diz o CEO do Compra Agora, Julio Campos.

A pesquisa realizou entrevistas entre os dias 25 de abril e 23 de maio de 2023, com proprietários (81%) e funcionários (19%) responsáveis pela gestão comercial do varejo de vizinhança alimentar (possui até 8 caixas físicos) em todas as regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais.

Fonte: correiobraziliense

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