Tendo como empreendedores a sua maior base de clientes, o Mercado Pago, fintech do e-commerce Mercado Livre, vai lançar um cartão de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) com bandeira Visa e parcelamento em 18 vezes sem juros para compras dentro da plataforma.
Até então, o banco digital só oferecia o produto para pessoas físicas, enquanto as empresas só tinham acesso à função débito. O novo cartão será distribuído de forma progressiva para clientes Pessoa Jurídica (PJ), já a partir de setembro.
O produto inclui a possibilidade de controlar e concentrar os gastos do negócio do empreendedor, sem custo de adesão e nem cobrança de anuidade, além do limite de crédito estar conforme a necessidade do cliente.
O anúncio foi dado pelo vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil, Tulio Oliveira, e o country head de pagamentos para empresas, Daniel Davanço, durante o evento anual Mercado Livre Experience, que aconteceu entre os dias 30 e 31 de agosto.
De acordo com Davanço, a opção surgiu a partir de uma demanda propriamente do pequeno empresário, um em cada quatro clientes demonstraram interesse ou precisavam de crédito e o objetivo foi facilitar esse acesso para os PMEs.
“Entre os principais desafios e necessidades para esse segmento estão ter capital de giro, acertar o portfólio de produtos, gestão e controle de estoque. A pequena e média empresa não é um especialista em todos os assuntos, como finanças e logística, mas tem necessidade de que seja entregue um serviço fácil, principalmente em situações adversas, com a clareza dos serviços financeiros”, disse o head de pagamentos.
A plataforma também prevê um aumento da oferta de crédito para novos vendedores por meio do Open Finance. Segundo o vice-presidente sênior, mais de 80% dos créditos concedidos já são orientados pelo compartilhamento de dados entre outras instituições financeiras.
“Com o avanço do compartilhamento de dados, por meio do uso de machine learning, conseguimos ter eficiência para traçar o perfil de um novo vendedor para podermos atendê-lo com uma oferta de crédito em um curto prazo. Já temos um histórico de grande oferta de crédito para os clientes. Com o Open Finance temos mais um aliado para essa oferta, a partir da história financeira desse vendedor com outras instituições”, afirmou Oliveira.
Outra novidade é a integração das maquininhas aos softwares de gestão, batizada de Pago Integrado. A solução permite a conexão de diversos sistemas de pagamento aos de gestão de maquininhas do próprio banco digital. De acordo com o banco digital, a funcionalidade chega como uma forma de baratear toda a cadeia, principalmente para os vendedores que faturam por volta de R$ 30 mil por mês.
“Com o Pago Integrado, os pequenos e médios empreendedores têm mais segurança e controle na administração dos negócios. Uma gestão integrada permite ainda aos vendedores aprimorar o acompanhamento do desempenho dos negócios, garantindo melhores resultados”, apontou o head de pagamentos.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.