A histórica Fonte de Netuno, um dos monumentos mais antigos de Florença, na Itália, foi danificado por um turista alemão, de 22 anos, enquanto subia para tirar fotos. As imagens de câmeras de vigilância capturaram a tentativa do jovem de escalar a carruagem do monumento na madrugada de segunda-feira (4/9). Veja o momento:
As autoridades italianas revelaram que o turista foi ao local acompanhado de dois amigos e havia escalado uma barreira ao redor da fonte — o local representa o deus romano do mar Netuno, no topo de uma carruagem em forma de concha puxada por cavalos.
De acordo com um comunicado da imprensa local, ao descer do monumento, o turista apoiou o pé na pata de um dos cavalos da fonte e danificou um pedaço de mármore no processo. "Durante a descida, ele colocou novamente o pé no casco, danificando-o. Assim que o alarme disparou, porém, o jovem já havia conseguido escapar com os outros dois." Ele foi denunciado com base das novas disposições de leis sobre "destruição, dispersão, deterioração, deformação, sujeira ou uso ilegal de bens culturais ou paisagísticos", e deverá pagar uma “pesada multa”, segundo o prefeito.
As autoridades municipais disseram que os danos causados à estátua histórica na Piazza della Signoria podem chegar ao valor de mais de US$ 5.000 (o equivalente a R$ 26,7 mil). A escultura levou 10 anos para ser concluída e foi encomendada durante o reinado de Cosimo I de'Medici, no século XVI para comemorar o casamento do filho Francesco I de'Medici e da Grã-Duquesa Joana de Habsburgo da Áustria.
Em 2007 e 2009, após vários casos de vandalismo no local, foram instalados circuitos fechados de televisão e um sistema de alarme para alertar sobre comportamentos inadequados, o motivo teria sido outro ato de vandalismo quando quebraram a mão do monumento de Netuno. Em 2018, a Fonte de Netuno havia passado por uma restauração.
O prefeito Dario Nardella comentou sobre o ato que chamou de vandalismo nas redes sociais. "Graças às câmeras da Prefeitura, ele foi identificado e pagará uma pesada multa. Não há justificação contra o vandalismo do património cultural", escreveu o prefeito na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. O turista está sob custódia e se condenado, poderá ser proibido de entrar na cidade de Florença.
O incidente ocorre em um momento no qual uma onda de turistas havia sido presa por vandalizar várias atrações históricas na Itália. No início do verão, dois turistas foram flagrados e presso por gravar os nomes no Coliseu Romano, outros dois foram detidos por pintarem slogans de uma equipe de futebol de Munique no Corredor Vasari, que liga às famosas Galerias Uffizi da cidade.
Em outro caso, um grupo de turistas alemães derrubaram uma estátua do século 19 em uma vila italiana, no mês passado.
* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.