Dois fenômenos diferentes foram registrados quase simultaneamente no céu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste 7 de Setembro. As imagens do Observatório Heller & Jung mostram o meteoro Fireball, que ingressou na atmosfera a uma altitude de 110km e se extinguiu sobre a costa sul do estado.
O segundo fenômeno foram os Sprites (Fenômenos Luminosos Transientes), registrados a 35km de altitude, acima das nuvens de tempestade que estavam ocorrendo na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
De acordo com o Dr. Carlos Jung, "um meteoro considerado Fireball deve ter uma magnitude (brilho) igual ou superior a -4 e possui um tamanho maior que os normalmente registrados". "Já os Sprites fazem parte dos 'TLE's, que significa Fenômenos Luminosos Transientes. Estes fenômenos ocorrem entre 30 e 40km de altitude acima das nuvens de tempestades."
O registro de um Fireball e de Sprites na mesma noite e direção é considerado raro. "Fazer o registro destes dois fenômenos por uma câmera na mesma direção exige que esteja ocorrendo uma tempestade e que um meteoro de maior tamanho e brilho ingresse na atmosfera também", concluiu Jung.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.