A Nasa apresenta, a partir das 11h (horário de Brasília) desta quinta-feira (14/9), um relatório independente sobre fenômenos anômalos não identificados (UAPs, na sigla em inglês), que em termos populares se refere aos Objetos Voadores não Identificados (OVNIs). A divulgação ocorre na sede da agência, em Washington, nos Estados Unidos.
Participarão da transmissão o administrador da NASA, Bill Nelson; a administradora associada, Diretoria de Missões Científicas, Sede da NASA em Washington, Nicola Fox; o vice-administrador associado assistente de pesquisa, Diretoria de Missões Científicas da NASA, Dan Evans e o presidente da Simons Foundation e presidente da equipe de estudo independente de OVNIs da NASA, David Spergel.
De acordo com a agência espacial, o objetivo do estudo é "examinar os OVNIs de uma perspectiva científica e criar um roteiro sobre como usar os dados e as ferramentas da ciência para avançar nossa compreensão", encomendado em 2022, é trazer informações sobre quais possíveis dados podem ser coletados no futuro para esclarecer a natureza e a origem dos OVNIs.
Cerca de 30 minutos antes do briefing, a agência publicará o relatório completo da equipe on-line, que visa informar a NASA sobre quais possíveis dados poderiam ser coletados no futuro para esclarecer a natureza e a origem do UAP. A agência frisa que o relatório não é uma revisão ou avaliação de observações anteriores não identificáveis.
A equipe de estudo independente do UAP é um conselho de 16 especialistas da comunidade em diversas áreas sobre assuntos relevantes aos possíveis métodos de estudo de fenômenos anômalos não identificados. A NASA encomendou o estudo para examinar o UAP de uma perspectiva científica e criar um roteiro de como usar os dados e as ferramentas da ciência para avançar em nossa compreensão do UAP. Acesse o relatório no link: https://science.nasa.gov/uap
A pressão sob a agência vem crescendo, após revelações de ex-pilotos durante audiência histórica na Câmara dos Estados Unidos sobre os Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs). Na época, David Grusch, ex-oficial de inteligência da Força Aérea, acusou o governo de manter segredos sobre o assunto.
Além disso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou, este mês, um site para divulgar informações públicas sobre OVNIs. A página vai reunir relatórios enviados por “atuais ou ex-funcionários do governo dos EUA, membros do serviço ou contratados com conhecimento direto dos programas ou atividades do governo dos EUA relacionados aos OVNIs desde 1945”.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.