O mais recente Índice de Frete Repom (IFR) apontou que o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou agosto a R$ 7,17, uma queda de R$ 0,02 no comparativo com julho. Com os recentes acréscimos no valor do combustível, contudo, o cenário pode mudar e o preço do frete deve aumentar.
“Desde maio deste ano, o preço médio do frete teve consecutivas quedas e o principal fator para esses recuos foi a sequência de retração no valor do diesel, que impulsionou reajustes para menos na tabela do piso mínimo do frete do transporte rodoviário de cargas no país. Com os acréscimos no valor do combustível, registrados em agosto, o cenário pode se inverter e, como resultado, o preço do frete tende a aumentar”, destaca Vinicius Fernandes, diretor da Repom. A marca da Edenred Mobilidade pertence à linha de negócios da Edenred Brasil, do segmento de pagamento de frete e vale-pedágio.
Ainda de acordo com Fernandes, como fator somatório, o atraso na colheita da segunda safra de milho também pode contribuir para o encarecimento do preço médio do frete nos próximos meses, uma vez que a demanda vai aumentar.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.