Às 23h59 do dia 14 de setembro, cerca de 13 mil trabalhadores de três das maiores montadoras dos EUA entraram em greve.
Após oito semanas de negociações entre o sindicato United Auto Workers (UAW) e as empresas General Motors (GM), Ford e Stellantis, os trabalhadores abandonaram o trabalho.
Desde então, milhares de funcionários aderiram à greve em 38 locais em 20 Estados. O presidente americano, Joe Biden, demonstrou apoio participando de um piquete nesta terça-feira (26/9).
No topo das exigências do UAW está um aumento salarial de 40% ao longo de quatro anos (esse número foi reduzido para 36% poucos dias depois do início da greve, após negociações em curso).
O presidente do sindicato, Shawn Fain, fez com que a distância entre o CEO e os trabalhadores fosse a principal bandeira da greve.
"Estamos cansados de ficar para trás", disse Fain em entrevista ao programa Face the Nation, da CBS.
Ele disse que a distância entre o CEO e o trabalhador do setor automóvel reflete a crescente desigualdade econômica nos EUA.
"É isso que está errado com a nossa economia e é isso que está errado na América neste momento", disse ele à apresentadora Margaret Brennan.
"A classe bilionária continua tirando cada vez mais, e a classe trabalhadora continua ficando para trás."
A greve colocou os enormes salários dos CEOs americanos no centro das atenções.
Mary Barra, CEO da GM, ganhou US$ 29 milhões (R$ 144,7 milhões) em 2022 – 362 vezes o salário médio dos trabalhadores da GM.
No mesmo ano, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, ganhou US$ 24,8 milhões de dólares (R$ 123,7 milhões), ou 365 vezes o salário médio do trabalhador; e o CEO da Ford, Jim Farley, ganhou US$ 21 milhões (R$ 104,8 milhões), ou 281 vezes o salário médio do trabalhador.
A remuneração dos CEOs nos EUA cresceu 1.322% desde 1978, de acordo com o Instituto de Política Econômica.
Os CEO americanos não só ganham muito mais que a sua força de trabalho, como também ganham mais que os seus pares em outros países.
No Japão – onde ficam as sedes de empresas como Toyota, Nissan, Mitsubishi e Honda –, os CEO dos fabricantes de automóveis japoneses recebem muito menos do que os americanos.
Akio Toyoda, o ex-CEO da Toyota (o maior empregador do país), recebeu 999 milhões de ienes (R$ 33,4 milhões) em 2022. O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, recebeu 348 milhões de ienes (R$ 11,6 milhões) em 2022, e o CEO da Nissan, Makoto Uchida, ganhou 673 milhões ienes (R$ 22,5 milhões).
O mesmo acontece na Europa. No Reino Unido, o CEO da Aston Martin, Amedeo Felisa, recebeu 756 mil libras esterlinas (R$ 4,5 milhões) por seus oito meses no cargo, depois de assumir o cargo em maio de 2022.
E na Alemanha, Oliver Zipse, CEO da BMW, ganhou 5,3 milhões de euros (R$ 27,2 milhões) em 2022. Ola Källenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz, ganhou 7,1 milhões de euros (R$ 37,4 milhões) no mesmo ano.
Oliver Blume, presidente do conselho de administração da Porsche, ganhou 7,4 milhões de euros (R$ 39 milhões). Blume é chefe da Porsche e, desde 1º de setembro do ano passado, também chefe da controladora Grupo Volkswagen.
Existem várias razões pelas quais os executivos americanos ganham mais – e os padrões dos EUA estão começando a se repetir em outros países. Os trabalhadores em greve podem mudar isso?
Os CEOs do setor automotivo americano ganham muito – assim como os funcionários de alto escalão de muitos setores nos EUA.
Globalmente, o salário base dos executivos-chefes das empresas é algo comparável.
No entanto, o tamanho da remuneração variável é totalmente diferente – e é uma das razões pelas quais os CEOs dos EUA ganham muito mais do que muitos executivos em outros países.
No Japão, por exemplo, a remuneração é dividida de forma mais ou menos equitativa entre salário, incentivos de curto prazo e incentivos de longo prazo.
E embora os CEOs no Reino Unido, na Alemanha e na França ganhem mais do que os seus colegas japoneses – por vezes em mais de 100% – a sua remuneração é repartida de forma semelhante, com o salário base representando cerca de um quarto da remuneração total, de acordo com uma análise de 2023 da empresa de consultoria Willis Towers Watson (WTW).
Comparativamente, porém, o salário tem um papel pequeno na remuneração dos CEOs dos EUA. Por exemplo, em 2022, o salário – ou remuneração fixa – do CEO da Stellantis constituiu apenas 9% da sua renda de U$ 24,9 milhões no ano.
Assim, em vez de um salário elevado, os pacotes salariais para executivos nos EUA geralmente incluem incentivos muito maiores a curto e longo prazo – como bônus e opções de ações – de acordo com a WTW.
Na verdade, para o CEO da Stellantis, o restante da sua remuneração – ou remuneração variável – foi atribuído em benefícios adicionais, ações e uma aposentadoria garantida.
Seus ganhos totais em cada categoria variam a cada ano, e sua remuneração total depende da rentabilidade da empresa para seus acionistas.
A maior parte da remuneração dos CEOs dos EUA – por vezes 90% ou mais – está ligada ao desempenho. Para executivos de todos os setores, à medida que a empresa ganha mais dinheiro, seus ganhos aumentam.
A remuneração baseada no desempenho visa incentivar os CEO a tornar um negócio o mais produtivo possível, maximizando as vantagens para os acionistas.
No entanto, nem todos acreditam que quem está no topo é o que realmente impulsiona a rentabilidade.
Entre outros, o Economic Policy Institute critica esta teoria, argumentando que a sorte é um fator mais determinante do sucesso empresarial do que a perspicácia do CEO. Além disso, os funcionários raramente colhem os benefícios na mesma proporção que os seus executivos.
Há também factores culturais que resultam em salários extremamente elevados, diz Joseph Foudy, professor da Stern School of Business da Universidade de Nova York, que estuda governança corporativa e a indústria automotiva.
Por exemplo, os EUA são geralmente muito pró-mercado, diz ele, e apreciam a ideia de mobilidade ascendente. E grandes ações de empresas cotadas na bolsa pertencem a vários acionistas, e não a entidades individuais, de forma que os CEOs estão menos dependentes de uma única unidade poderosa que os possa substituir.
Além disso, nos EUA, não existem mecanismos legais para controlar a remuneração dos CEOs. Embora haja algumas exceções, a maioria dos países também não possui leis que limitem os salários dos executivos. No entanto, no exterior, a compensação permanece comparativamente limitada.
Foudy cita o Japão, onde os próprios executivos da empresa têm assento nos conselhos que controlam a remuneração. Não há nada que impeça estes executivos de aumentarem os seus próprios salários, mas geralmente eles não o fazem.
Ele diz que isso ocorre em grande parte porque "a principal restrição [à remuneração dos CEOs] na maioria dos outros países não é legal. É uma norma. É a sensação de que haveria uma reação negativa dos acionistas, dos bancos, dos reguladores governamentais que fazem negócios".
O CEO da Stellantis, Tavares, sofreu este tipo de revés cultural quando se candidatou a um aumento salarial em 2022. Os investidores franceses fizeram tanto barulho que a compensação proposta foi rejeitada numa votação não vinculativa.
Como afirmou um investidor: "Será esta remuneração extremamente elevada socialmente justificada quando o grupo terá provavelmente de enfrentar uma reestruturação massiva com cortes de empregos devido ao excesso de capacidade de produção e à duplicação após a fusão?". Em 2023, no entanto, os acionistas na assembleia geral anual votaram finalmente pela aprovação da remuneração de Tavares.
No entanto, alguns países têm caminhado lentamente para um modelo de remuneração dos CEOs que se assemelha ao modo como muitos executivos são pagos nos EUA
É o caso do Japão, onde a estrutura de remuneração dos CEO tem mudado desde 2015, quando as alterações no código de governança corporativa incentivaram as empresas a adotar estruturas de remuneração baseadas no desempenho. De acordo com a análise da WTW, 2015 marcou uma aceleração na remuneração dos executivos.
“O Japão está observando uma discussão acalorada sobre como conseguir um aumento salarial sustentado e estrutural para os funcionários”, diz Sumio Morita da WTW. Segundo ele, isso inclui a extensão de incentivos de longo prazo aos gestores seniores abaixo do nível executivo.
Em outras palavras, estão avançando para um modelo em que o seu salário base representa uma percentagem menor da remuneração e a maior parte do seu potencial de ganhos está atrelada ao lucro.
Em 2022, a remuneração dos executivos mais do que duplicou em relação à média de 2009. De acordo com a análise da WTW, os salários dos CEOs no Japão aumentaram 35,5% no ano passado.
À medida que os salários dos executivos continuam a crescer em todo o mundo, os grevistas procuram diminuir a lacuna entre os salários dos CEO e dos trabalhadores na indústria automotiva dos EUA. Um sindicato forte e ativo, como o UAW, pode ser fundamental para alcançar esse objectivo.
“Em geral, a financeirização das economias desde a década de 1980 e a diminuição da força dos sindicatos são uma grande parte da razão pela qual as lacunas salariais entre CEO e trabalhadores aumentaram tanto a nível global entre as décadas de 1980 e 2000”, diz Andrew Speke, do High Pay Centre, um think tank do Reino Unido que pesquisa governança corporativa.
“Os países onde existe uma regulamentação mais forte das empresas e da governança corporativa em particular, e onde existe uma maior densidade sindical tendem a ter diferenças salariais mais baixas.”
Speke acredita que o resultado desta greve poderá ter implicações globais. “Os EUA ainda são o país mais influente do mundo, especialmente entre as economias liberais-democráticas e desenvolvidas. O que tiver sucesso nos EUA pode funcionar tanto como modelo como como inspiração para movimentos trabalhistas em outras partes do mundo”, diz ele. “Talvez de uma perspectiva macro, possa representar uma mudança nas relações entre trabalho e capital de forma mais geral.”
Fonte: correiobraziliense
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