22 de Novembro de 2024

Assustadora ou fofa? Entomologistas descobrem tarântula com coloração azul


Os entomologistas (especialidade da biologia que estuda os insetos), descobriram uma nova espécie de tarântula encontrada na parte sul do país. A aranha, conhecida como Chilobrachys natanicharum, tem uma "tonalidade azul-violeta que se assemelha à cor de faíscas elétricas", disseram os pesquisadores do Museu de Entomologia da Universidade de Khon Kaen e do Museu de História Natural do Museu Nacional de Ciências em um artigo anunciando a descoberta. Eles chamaram a cor rara da tarântula de "fenômeno encantador". O estudo foi publicado inicialmente pela revista ZooKeys. 

"A coloração azul em animais é um fenômeno fascinante e relativamente raro na natureza", disseram os pesquisadores. "A cor azul nas tarântulas é um exemplo único de cores estruturais que evoluíram independentemente pelo menos oito vezes."

Os pesquisadores explicam no estudo que o azul é uma das cores mais raras encontradas na natureza. Nas novas aranhas, a coloração é produzida "pelo arranjo de nanoestruturas fotônicas biológicas, ao invés de pigmentos". A coloração é resultado “a estrutura única de seu cabelo, que incorpora nanoestruturas que manipulam a luz para criar essa tonalidade”.

Os tons vivos de violeta e azul metálico são mais perceptíveis em certas áreas do corpo
Os tons vivos de violeta e azul metálico são mais perceptíveis em certas áreas do corpo (foto: Narin Chomphuphuang)

O nome da nova espécie foi escolhido em um leilão nacional. O dinheiro do leilão foi doado para ajudar crianças Lahu e pacientes pobres com câncer. “O povo Lahu é um grupo indígena das colinas do norte da Tailândia (Musoe) e é conhecido pela sua cultura vibrante e modo de vida tradicional", explicam os pesquisadores. "Infelizmente, muitas crianças Lahu não têm acesso à educação devido à pobreza, deixando-as com oportunidades limitadas para o seu futuro."

As fotos mostram que a aranha tem pelos azul-púrpura em suas pernas e corpo. A coloração das pernas é "única" e "iridescente", disseram os pesquisadores. As aranhas fêmeas e os jovens machos da espécie têm "mais pelos violeta do que azul metálico", enquanto nas aranhas machos a cor azul brilhante é mais proeminente.

Os pesquisadores disseram que a aranha parece viver nas florestas de mangue do sul da Tailândia. Os aracnídeos vivem dentro dos buracos das árvores. As aranhas também podem viver em florestas.

Entretanto, a destruição do habitat e a caça de tarântulas afetaram a espécie. Todas as tarântulas da Tailândia são consideradas vida selvagem controlada no país, e os pesquisadores enfatizam a necessidade de conservar e proteger as espécies e seus habitats.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.