A procura por jogos e brinquedos tende a aumentar consideravelmente durante as semanas que antecedem o Dia das Crianças. Uma pesquisa realizada pela Vixtra, fintech de comércio exterior, com base em dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior, revela que a importação desses produtos atingiu US$ 449 milhões até setembro de 2023, registrando um aumento de 29% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em valores, o crescimento foi de US$ 102 milhões.
O movimento vai na contramão de outras categorias de importações, como as de pequeno valor, que sofreram queda nos primeiros meses do ano.
Os videogames são os principais responsáveis por alavancar os números apresentados. A categoria registrou um crescimento impressionante de 72% e representa 53% do total de importações dos produtos analisados.
Para Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, os últimos lançamentos no setor de podem ter contribuído para este aumento: “O público gamer é um dos consumidores mais fieis e entusiasmados quando se trata de produtos relacionados ao nicho. Vale destacar ainda que tivemos uma redução no imposto de games no ano de 2022, o que pode ter influenciado para o ocorrido”, explica.
“A tributação afeta diretamente os preços finais dos jogos, consoles e acessórios, os tornando mais ou menos acessíveis para o público. Com valores mais baixos, os consumidores se dispõem a comprar mais jogos, ou até mesmo adquirir eletrônicos que antes estavam fora de seu orçamento”, completa Baltieri.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.