21 de Janeiro de 2025

Rinite gestacional: hormônios são a causa do problema; entenda


Gravidez realmente não é doença. Mas é certo que, durante esse período, as mulheres precisam ter atenção redobrada com a saúde. Há uma série de problemas que são comuns às gestantes, como anemia, hipertensão, infecção urinária, diabetes gestacional, dentre vários outros já bastante conhecidos e comentados.

Um deles, contudo, raramente elas conhecem, embora também seja recorrente: a rinite gestacional. Isso mesmo, há mulheres que desenvolvem uma rinite específica decorrente da gravidez, sabia disso? Mesmo aquelas que nunca tiveram rinite podem desenvolver esse quadro. Isso porque, a causa é hormonal – conforme explica Cristiane Adami, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, referência em saúde de ouvido, nariz e garganta.


"A rinite gestacional é causada pela ação dos hormônios da gravidez na mucosa nasal. Enquanto o estrógeno ativa o sistema nervoso parassimpático, ocasionando edema da mucosa nasal, congestão e espirros, a progesterona relaxa a musculatura lisa dos vasos nasais e otimiza a vasodilatação local devido ao aumento do volume sanguíneo circulante. Trata-se de um processo que ocorre fisiologicamente durante a gestação", explica a médica.

Esse tipo de ocorrência, segundo ela, costuma ocorrer no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, com duração igual ou maior do que seis semanas. Além de obstrução nasal, coriza, espirros, que são os sintomas mais típicos da rinite, em mulheres grávidas essas reações também podem vir acompanhadas de piora da qualidade do sono, ronco e apneia obstrutiva do sono.

O diagnóstico, entretanto, depende de uma análise clínica de um médico obstetra e/ou otorrinolaringologista. "Isso costuma ocorrer após observada a piora dos sintomas de obstrução nasal que não estavam presentes previamente e que não são secundários a outras condições. A recomendação é que a gestante procure ajuda médica quando os sintomas interferirem na sua qualidade de vida e, principalmente, na sua qualidade de sono", destaca Cristiane Adami.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.