24 de Fevereiro de 2025

Copom divulga ata com novas indicações de ritmo de corte de juros


O Banco Central divulgou, na manhã desta terça-feira (7/11), a ata do Copom, que traz novas informações sobre a política de juros. No documento, referente à reunião da semana passada em que os juros foram reduzidos para 12,25%, a autoridade monetária reafirma que os cortes continuarão a ocorrer em meio ponto percentual nos próximos encontros. Com isso, pelo menos em dezembro e janeiro, os juros cairão nessa mesma intensidade, para 11,25%.

Desde de agosto, o BC vem cortando a Selic, após deixar os juros estacionados em 13,75% por um ano. Na quarta-feira da semana passada (1º), a decisão pela redução dos juros foi unânime entre os nove votantes do colegiado da autarquia. O BC relatou no seu balanço de riscos que o cenário internacional está mais incerto e reafirmou a necessidade de o governo de Luiz Inácio Lula da Silva perseguir as "metas fiscais já estabelecidas".

A redução dos juros reflete a queda dos índices de inflação no país e também a melhora das expectativas. Conforme o Boletim Focus, o mercado financeiro estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai encerrar o ano em 4,63%, dentro do limite de tolerância da meta (4,75%). Para 2024, a projeção está em 3,91%, e, para 2025, em 3,5%, também dentro da margem.

"Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas."

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.