Em recente entrevista, o cantor Robbie Williams, de 49 anos, disse que pretende fazer um lifting de pescoço para rejuvenescer a pele da região, já que os anos de vida festiva, regados a álcool, e a “manopausa” deixaram o seu pescoço mais flácido. E realmente o cantor está certo em culpabilizar os maus hábitos e o desbalanço hormonal.
“O álcool afeta a pele causando envelhecimento de várias maneiras. Primeiro que ele diminui a produção do ADH, que é um hormônio antidiurético, então o rim elimina água, levando à desidratação, inclusive da pele, o que leva às rugas precoces; e o álcool também leva a um processo inflamatório da pele. Já sobre o que ele chamou de manopausa, esse processo é conhecido como andropausa. Ele é equivalente ao que acontece na menopausa nas mulheres, em que você começa a ter uma diminuição da produção do hormônio masculino, da testosterona, e com isso o homem começa a ter os sinais e sintomas de andropausa. Quais são eles? Diminuição de libido, diminuição da produção de pelos, diminuição da ereção, alteração de irritabilidade, diminuição da qualidade de vida como um todo. E isso também influencia na pele, afinal a testosterona é muito importante para a produção de sebo na pele, o que ajuda na hidratação cutânea. A testosterona em produção normal no homem, saudável, confere uma pele hidratada com pouca ruga. Quando o paciente tem falta de testosterona na andropausa, essa pele fica menos hidratada, com falta de sebo, e começam a aparecer as rugas precoces numa pele muito seca”, explica Deborah Beranger, endocrinologista, com pós-graduação em endocrinologia e metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.