O novo presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, tomou posse nesta quinta-feira (9/11), em cerimônia realizada na Caixa Cultural, em Brasília. Aos 61 anos, Vieira é ex-diretor da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). A Funcef é um fundo de pensão que gerencia as aposentadorias do funcionários do banco estatal.
Carlos Vieira substituiu Rita Serrano na presidência da Caixa. A nomeação dele se deu por influência de partidos que compõem o chamado Centrão e foi interpretada como uma vitória deste grupo político.
Com a pressão do centrão à nomeação de Vieira, a expectativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi angariar mais apoio no parlamento. Em seu discurso, Carlos Vieira enalteceu o diálogo entre os poderes Executivo e o Legislativo. "Não se faz democracia semdiálogo”, afirmou.
Tanto o chefe do Executivo, Lula, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não foram à solenidade de posse de Carlos Vieira na Caixa.
Carlos Antônio Vieira Fernandes é funcionário de carreira da Caixa Econômica, banco onde trabalha deste 1982. Na política, tem experiência como secretário-executivo e diretor de desenvolvimento institucional do Ministério das Cidades, cargos que assumiu em 2016 durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
À época em que Vieira foi nomeado pela pasta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Arthur Lira, comandava o Ministério das Cidades. Vieira ficou na função até 2019.
Antes de ir ao Ministério da Cidades, Carlos Vieira foi secretário-executivo e diretor do Ministério da Integração Nacional. À época, o ministro era Gilberto Occhi (PP).
Antes de assumir cargos na esfera federal, Vieira atuou como Superintendente Regional na Paraíba entre 1995 a 2001. Ele é formado em economia e estudos sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira, que atualmente leva o nome de Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Carlos Vieira também já foi diretor-presidente da BRB Financeira e presidente do conselho de administração da Companhia Brasileira de Transportes Urbano (CBTU).
A solenidade de posse de Carlos Vieira na Caixa contou com a presença de representantes do Ministério da Fazenda e de federações bancárias, moradia e imobiliárias.
Estiveram presentes o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, o diretor de relacionamento institucional da Associação Nacional dos Advogados da Caixa, Carlos Castro, além do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antônio França, e a representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Maria de Lourdes Lopes.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.