Quando Homer Simpson bola um plano para ficar rico rápido, geralmente acaba mal.
Num episódio recente do desenho animado Os Simpsons, o pai de família transforma seu filho Bart, e depois ele mesmo, em NFTs para ganhar milhões.
Tudo dá errado quando Homer descobre através de um gato flutuante com corpo de pizza (veja ilustração acima) que "a mania do NFT acabou".
Mas o gato com corpo de pizza está certo e os NFTs estão realmente mortos?
Os dados mostram que este mercado caiu ao seu menor nível nos últimos meses.
Mas alguns acham que ainda há esperanças.
NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível, em português).
São tokens digitais de propriedade, geralmente comprados com criptomoeda.
Frequentemente, eles estão vinculados a imagens ou vídeos, mas possuir um NFT normalmente não significa que o comprador obtenha os direitos autorais da imagem.
Qualquer pessoa pode visualizá-lo online e até copiá-lo e salvá-lo, mas apenas o comprador tem o status de proprietário oficial de seu token.
A prova está gravada no registro não editável da blockchain – uma espécie de "planilha gigante" de transações publicada online.
De acordo com pesquisadores do Dapp Radar, o valor das transações NFT atingiu seu ponto mais baixo desde a máxima.
O volume de negócios caiu 89% desde o início de 2022.
No primeiro trimestre daquele ano, eram US$ 12,6 bilhões (R$ 62 bilhões) em transações e agora, no terceiro trimestre de 2023, reduziu-se a US$ 1,39 bilhão.
E o setor está encolhendo. Em outubro, a empresa Yuga Labs – criadora dos famosos NFTs de macacos entediados – anunciou demissões, sem divulgar números específicos de funcionários dispensados.
O Bored Ape Yacht Club (Iate Clube do Macaco Entediado, em tradução livre), é uma de suas séries mais famosas. A série teve NFTs vendidos por milhões de dólares, alimentados por compradores famosos, incluindo o apresentador de talk show Jimmy Fallon e a socialite Paris Hilton.
Paris Hilton não publica no X (antigo Twitter) sobre NFTs desde outubro de 2022, apesar dos tuítes quase diários em janeiro e fevereiro de 2022 para promover suas coleções.
De acordo com o site NFT Price Floor, o preço mínimo dos NFTs do Macaco Entediado (o valor dos itens mais baratos da coleção) atingiu o pico no início de maio de 2022, custando então cerca de US$ 268 mil (R$ 1,3 milhão).
Agora, esse valor caiu para US$ 56 mil.
O colecionador e artista Taylor Whitley, dos EUA, sentiu-se forçado a vender seis de seus sete NFTs do Macaco Entediado, pois as ofertas que recebia estavam ficando cada vez piores.
"Eu realmente não queria vender, mas o mercado está muito ruim, então é a coisa mais inteligente a fazer. Acho que o mercado de NFT pode até cair ainda mais", disse ele à BBC.
No mês passado, Taylor vendeu seu Macaco Entediado mais valioso por US$ 212 mil, depois de ter recusado ofertas muito maiores por ele no passado.
Ele poderia ter conseguido pelo menos 10 vezes mais por seus NFTs se tivesse vendido na máxima.
Para cada NFT de macaco entediado, existem milhões de outras marcas e artistas menores que compõem o setor.
Angie Taylor, da Escócia, chegou a vender sua arte em NFT por até US$ 8 mil por item, mas agora ela recebe cerca de US$ 600.
Ela teve que voltar ao seu trabalho pré-NFT como professora particular em meio período.
"Ainda estou vendendo algumas coisas aqui e ali, mas também tenho que trabalhar num emprego comum. Não consigo mais ganhar a vida com isso sem nada mais", diz.
Mas ela sempre pensou que a bolha iria estourar.
"Eu meio que planejei meu orçamento para quando isso acontecesse, porque pensei, este é um tipo de situação de expansão e queda", diz ela.
É claramente o momento dos compradores, e há muitos deles satisfeitos por aí, aproveitando ao máximo a queda de preços.
Adam (conhecido online como Little Fish) recentemente comprou o NFT de uma obra de arte criptopunk por US$ 663 mil (R$ 3,2 milhões).
O investidor em criptomoedas em tempo integral reconhece que é uma grande quantia em dinheiro, mas acha que conseguiu uma pechincha por seu CryptoPunk #3609.
Afinal, há um ano o vendedor rejeitou uma oferta de US$ 1,18 milhão (R$ 5,8 milhões).
"Foi exatamente por causa da crise que comprei. As pessoas estão desesperadas. No inverno, você pode comprar roupas de verão baratas", diz ele.
Adam acredita que o verão voltará para os NFTs e ele "vai aproveitar" quando isso acontecer.
Sua analogia com as mudanças de estações tem paralelo com o estado atual do mercado de criptomoedas.
Moedas digitais como o Bitcoin e o Ethereum (ETH) não se recuperaram de várias quedas abruptas em 2022, que fizeram o valor desses ativos despencar e depois estagnar no que muitos chamam de "inverno cripto".
Há sinais recentes de melhora, com o Bitcoin subindo para US$ 34 mil por moeda, mas o avanço estagnou e não está nem perto dos US$ 70 mil do final de 2022.
Embora os NFTs sejam um produto diferente, eles têm como base a mesma tecnologia blockchain das criptomoedas, e a riqueza de muitos dos maiores compradores de NFT está ligada às criptomoedas.
Quando os criptoativos valem mais, eles têm mais dinheiro para gastar em NFTs.
O maior investidor de NFT de todos os tempos é Vignesh Sundaresan – conhecido como MetaKovan.
Seu gasto recorde de US$ 69 milhões (R$ 340 milhões) em um NFT do artista americano Beeple foi um dos grandes catalisadores que fizeram o mercado disparar em março de 2021.
"Ainda há um longo caminho a percorrer antes de podermos olhar para trás e ver se foi uma boa compra ou não", diz Sundaresan. "Era definitivamente muito dinheiro, mas não era uma quantia significativa da minha riqueza."
Sundaresan ainda acredita que os NFTs têm um futuro brilhante como itens de arte colecionáveis, mas acha que os dias de boom acabaram.
"Tudo nos criptoativos acontece muito rápido e acho que a próxima fase dos NFTs não será sobre preço. As pessoas que estão especulando estão assumindo um risco enorme porque nem é como se a oferta fosse finita", diz ele.
Sundaresan critica o setor que capitalizou a mania especulativa e deixou muitas pessoas sem dinheiro.
"Não vi nenhum bom negócio sustentável em torno dos NFTs", afirma.
Um negócio NFT que parece estar contrariando a tendência são os Pudgy Penguins – uma marca que recentemente começou a vender pelúcias baseadas em seus personagens NFT.
Cada brinquedo vendido gera royalties ao detentor do NFT do Pudgy Penguin correspondente.
Permitir que os proprietários de NFT ganhem dinheiro através da propriedade intelectual parece ser uma tendência que está potencialmente reavivando o interesse pelos produtos.
Os Pudgy Penguins mantiveram um preço mínimo semelhante a seu pico em janeiro de 2023, de acordo com o site NFT Floor Price.
Outra nova forma de oferecer incentivos aos compradores é por meio da adesão a eventos exclusivos, versões físicas de NFTs e compartilhamento dos royalties de artistas.
O empresário britânico de NFTs conhecido como Pranksy acredita que a experimentação é a chave para a retomada do mercado.
"Prevejo que um pequeno número de indivíduos e marcas inovadores serão capazes de liderar a adoção entre pessoas comuns", diz ele.
Ele avalia que o mercado vai se valorizar novamente, mas admite que é improvável que atinja os níveis de "pandemônio" vistos anteriormente.
Reportagem adicional de Liv McMahon
Fonte: correiobraziliense
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