Descontos, ofertas, parcelamento sem juros e até itens de graça. O consumidor teve vários motivos para sair de casa na sexta-feira (24/11) e aproveitar preços mais vantajosos em lojas de departamento. Consumidores de todas as capitais garantiram o presente de Natal antecipado ou conseguiram, na Black Friday, data tradicionalmente marcada por promoções e descontos, comprar bens para a casa por valores bem menores do que costumam ser praticados pelo varejo.
Para alguns, a data era aguardada há muito tempo, como para a professora Jéssica Pereira, de 32 anos, que, depois de mais de seis meses juntando parte do salário, conseguiu comprar uma TV nova para a sala de estar. "A minha TV já estava velha e aí eu já vim para garantir a nova", contou a professora.
Nas lojas de departamento, o que não faltou foi correria para conseguir aproveitar as promoções que acabavam mais rápido. Filas lotadas e muito barulho dentro dos estabelecimentos marcaram a data, que nasceu nos Estados Unidos, por conta do feriado emendado do Dia de Ação de Graças, comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. No Brasil, esse dia já virou tradição para alguns consumidores, que buscam conseguir presentes por preços mais vantajosos. Entidades representativas dos lojistas prometem para os próximos dias um balanço do movimento.
As securitárias Jéssica Salazar e Vânia Miada, de 28 e 41 anos, respectivamente, foram juntas ao shopping, bem cedo, para conseguir as melhores promoções, e aproveitaram para almoçar nas redes de fast-food, que também ofereceram opções do cardápio por preços menores. "Estava pesquisando os preços há algum tempo, inclusive meu carrinho já estava cheio no aplicativo da loja, já esperando os descontos", revelou Jéssica.
Por outro lado, também há os consumidores que, em vez de se prepararem e definirem antes o que vão comprar, esperam o dia chegar para ver quais promoções chamam mais a atenção. Esse foi o caso da vendedora Daiane Santos, 41, que decidiu passear pelo shopping para avaliar e comparar os preços nas diferentes lojas do estabelecimento. "As promoções deste ano estão melhores e com bastante desconto", comentou a vendedora.
Um detalhe interessante desta Black Friday, apontado em uma pesquisa da empresa Linx com o site Reclame Aqui, é o aumento da participação de novos consumidores. Segundo o levantamento, 28% dos brasileiros que pretendiam ir às compras nunca haviam consumido nessa data. Entre os estreantes, estava o jovem Guilherme Moreira Souza, de 23 anos, que trabalha como desenvolvedor de softwares. Ele disse que a preocupação com a nova casa o impeliu a aproveitar os descontos neste ano.
"A gente passa por uma época em que as coisas estão muito caras, e este é o melhor momento para escolher qualquer coisa, tanto eletrônicos, quanto lanches e comida, porque, hoje em dia, você gasta facilmente, em um mercado, acima de R$ 500. O básico já vai dar uns R$ 300. Então, é um dia bem interessante para comprar essas coisas que não dá para viver sem", afirmou.
*Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.