22 de Novembro de 2024

Febrafite anuncia vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal


A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, uma iniciativa da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), colocou o tema em evidência na noite dessa quinta-feira (30/11). O evento foi realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e reuniu autoridades e representantes de iniciativas premiadas de todo o Brasil. O anúncio dos vencedores foi feito pela atriz Dira Paes.

Rodrigo Spada, presidente da Febrafite, começou o discurso agradecendo aos parceiros e patrocinadores do evento, assim como a Enap. Na sequência, Spada abordou o tema da educação fiscal em paralelo com a Reforma Tributária. Na avaliação dele, o atual sistema tributário é opaco e complexo, o que dificulta a compreensão de seu funcionamento, portanto é um empecilho à educação fiscal. Com a aprovação do novo modelo previsto da PEC 45, a alíquota única e a tributação no destino serão elementos que darão mais transparência ao sistema e farão com que o dinheiro pago a título de tributos seja usado com os cidadãos pagantes. "Esse modelo de educação fiscal com um novo sistema tributário vai ser um novo patamar de consciência para o cidadão brasileiro", afirmou.

A escolha do local foi simbólica, conforme destaca presidente da Enap e anfitriã do evento, Betânia Lemos: "A realização do prêmio aqui na Enap é uma celebração do governo federal à temática da educação fiscal, como pauta prioritária e importante. A educação fiscal permite uma sociedade mais consciente e mais capaz de fazer melhores escolhas para o futuro do nosso Brasil".

A prêmio conta com diversos apoiadores, incluindo o Ministério da Educação e a Receita Federal. São patrocinadores: BID, Comsefaz, Sindifisco Nacional, Anfip, Unafisco Nacional, Sinafresp e Samambaia Filantropias).

 

1º Lugar

2º Lugar

3º Lugar

1º Lugar

2º Lugar

1º Lugar

2º Lugar

1º Lugar

2º Lugar

Na mesma noite foram conhecidos os vencedores da 2ª edição do Prêmio Tributare. A iniciativaidentifica e premia as boas práticas no âmbito das administrações tributárias que contribuam para o aprimoramento da justiça fiscal e do relacionamento fisco-contribuinte.

A iniciativa de valorização das administrações tributárias é uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), a Samambaia Filantropias e o Sinafresp. Já a escolha dos finalistas fica a cargo de uma Comissão Julgadora, coordenada pelo Diretor de Estudos Tributários da Febrafite, Juracy Soares, e composta por profissionais que atuam com questões tributárias.

1º Lugar

Nota Fiscal Fácil, da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul;

2º Lugar

Cooperação Fiscal, Secretaria de Fazenda do Espírito Santo;

3º Lugar

Contribuinte Pai d’égua, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.