Conflitos geopolíticos, taxas de juros elevadas, ameaça de recessão na Europa, desaceleração da China — são muitos os fatores que tornam difícil prever como será a trajetória da economia brasileira no próximo ano. Além dos problemas já conhecidos, novos desafios se colocam, como a mudança climática, que dá urgência à necessidade da transição energética parta um modelo ambientalmente sustentável. Nesta terça-feira, o Correio promove um encontro entre expoentes dos setores púbico e privado para debater os caminhos do Brasil no contexto global.
O CB Debate terá como tema Desafios 2024: o Brasil no rumo do crescimento sustentado e será transmitido pelas redes sociais do Correio, a partir das 14h30.
O país tem na agenda dois compromissos importantes em 2024. A coordenação do G20, grupo das maiores economias, cuja presidência temporária o Brasil assumiu recentemente — e a preparação da COP30, a conferência da ONU sobre o clima marcada para 2025, em Belém. São dois desafios para testar o grau de liderança que o país pode ter nas questões do desenvolvimento inclusivo e da descarbonização da economia.
"Nos dois casos, são enormes oportunidades para o Brasil defender suas bandeiras. Eu destaco a questão de energia, o interesse do Brasil de ser um enorme vendedor de energia verde para o mundo", pontua Welber Barral, sócio da BMJ Consultoria, que participará das discussões.
Além da economia internacional, CB Debate abordará outros temas relevantes (veja a programação), como emprego e renda, os desafios globais e as mudanças climáticas. O evento será aberto pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, que falará sobre os investimentos do banco e a execução de políticas públicas. O encerramento ficará a cargo do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que refletirá sobre os desafios monetários e fiscais do país.
*Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo
Veja a programação do evento:
Abertura
Carlos Antônio Vieira Fernandes — Presidente da Caixa Econômica Federal
1° Painel
Emprego, renda e investimentos: ferramentas para um futuro mais justo
Bernard Appy — Secretário Extraordinário da Reforma Tributária
Vagner Freitas de Moraes — Presidente do Conselho Nacional do SESI
Vilma Pinto — Diretora da Instituição Fiscal Independente
Gustavo Guimarães — Secretário executivo do Ministério do Planejamento
Palestra Magna
Armínio Fraga — Sócio-fundador da Gávea Investimentos
2° Painel
Um mundo complexo e desafiador: onde o Brasil se encaixa?
Alessandra Ribeiro — Economista e sócia-diretora da Tendências Consultoria
Sandra Utsumi — Diretora executiva do Banco Haintong em Portugal
José Luís Oreiro — Professor associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UNB)
3° Painel
O clima não pode esperar
Eduardo Aroeira — Vice-presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC)
Rodrigo Agostinho — Presidente do Ibama
Encerramento
Roberto Campos Neto — Presidente do Banco Central do Brasil
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.