Da mais alta do mundo à mais longa, cada uma das incríveis ferrovias listadas abaixo oferece algo completamente único.
À medida que os trens aceleram por montanhas, planaltos, planícies desérticas e capitais, sempre há algo para se perguntar. Às vezes, são até os próprios trens, famosos, que atraem os turistas.
Então sente-se, relaxe e deixe-nos levá-lo em uma viagem cênica pelas ferrovias mais incríveis do mundo.
Poucos dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, o imperador japonês Hirohito participava de uma outra cerimônia de abertura: ele testemunhava o momento em que o primeiro Shinkansen (trem-bala) sairia de Tóquio para Osaka, na Linha T?kaid? Shinkansen. Atingindo a velocidades de até 210 km/h, essa foi a primeira ferrovia de alta velocidade do mundo.
A linha passa por 108 km de túnel e atravessa mais de 3.000 pontes. Hoje em dia, um trem sai de Tóquio para Osaka a cada 3 minutos no horário de pico, levando até 1.323 passageiros. O distinto nariz aerodinâmico de um Shinkansen, além de aumentar a velocidade do trem, também ajuda a reduzir a poluição sonora.
Os passageiros que viajam na Linha T?kaid? Shinkansen são presenteados com uma vista extraordinária do Monte Fuji. A montanha mais alta do Japão, o vulcão é famoso por seu pico coberto de neve e aparência agradavelmente simétrica. Juntamente com o Monte Haku e o Monte Tate, é uma das Três Montanhas Sagradas do Japão. Para uma vista desobstruída, os passageiros são incentivados a reservar assentos no lado direito do trem, partindo de Tóquio, e no lado esquerdo em direção a Tóquio.
Você consegue imaginar pegar um trem que atravessa oito fusos horários? Viaje 9.290 km de Moscou a Vladivostok, na Rússia, e fará exatamente isso. É uma das viagens ferroviárias mais longas do mundo.
A Sibéria é uma vasta região geográfica dentro da Rússia, que se estende desde os Montes Urais no oeste até o Oceano Pacífico no leste. No século XIX, sua população era escassa e a área não havia sido amplamente explorada. A Ferrovia Trans-Siberiana ajudou a mudar isso.
Originalmente, a ferrovia passaria pela região chinesa da Manchúria. No entanto, após a Guerra Russo-Japonesa de 1904-5, as autoridades optaram por manter a ferrovia inteiramente dentro do território russo, mesmo que isso significasse tornar a viagem mais longa.
Se você assistiu aos filmes de Harry Potter, talvez reconheça esta ferrovia das imagens memoráveis do Expresso de Hogwarts cruzando o Viaduto Glenfinnan. A mais de 98 pés (30 m) do chão e composto de 21 arcos, o viaduto atrai fotógrafos em busca de uma foto do majestoso Trem a Vapor Jacobite.
Do trem, é possível ver as Terras Altas da Escócia em toda a sua glória. Das Areias Prateadas de Morar ao Loch Lomond, das montanhas rochosas aos pântanos cheios de urzes e todas as suas estações pequenas e remotas. Às vezes é até possível avistar do trem veados vermelhos.
Quando os trens da Maeklong Railway cortam o Mercado da Estação Ferroviária de Maeklong, eles passam a poucos centímetros das pessoas que estão fora dele.
Em cima dos trilhos e em ambos os lados, comerciantes vendem suas mercadorias em um dos maiores mercados de peixe ao ar livre da Tailândia. Até oito vezes por dia os trens se espremem pela passagem estreita. Cada vez que se aproximam, um alerta com megafone e buzinas altas dá o alerta aos vendedores para que retirem rapidamente seus toldos e movam seus produtos, muitas vezes mantidos em cestas ou prateleiras sobre rodas. Por causa dos toldos retráteis, o mercado também é conhecido como o mercado de guarda-chuvas dobráveis.
Talvez você se surpreenda ao saber que o mercado, que existe desde o início do século 20, é anterior à linha de trem. O mercado simplesmente não se moveu quando a linha foi construída passando por cima dele.
Originalmente conhecido como The Afghan Express, este trem cobre 2979 km entre a cidade sul de Adelaide e a cidade costeira norte de Darwin, atravessando o famoso Centro Vermelho da Austrália. Construída em fases ao longo de décadas, a primeira viagem por toda a extensão da ferrovia aconteceu em 2004.
O Ghan é o trem de passageiros mais longo do mundo, com 1,1 km de extensão. Os passageiros, em sua maioria turistas, passam duas ou três noites nele e podem descer para explorar cidades como Alice Springs (perto da famosa formação rochosa de arenito Uluru) e Katherine.
Na rota estão pontos turísticos como a Igreja Ortodoxa Sérvia subterrânea em Manguri e a escultura do Homem de Ferro, ao norte de Kulgera, que foi criada para celebrar a colocação do milionésimo dormente ferroviário e o trabalho de quem construiu essa ferrovia épica.
Em 2018, quase meio milhão de australianos assistiram a um documentário de três horas de duração, sem pausas publicitárias, que mostrava as vistas deslumbrantes do trajeto, a partir do banco do motorista. Fez tanto sucesso que uma versão de 17 horas acabou sendo lançada mais.
Construída para conectar a capital do Tibete, Lhasa, à província de Qinghai, esta é a ferrovia mais alta do mundo. Trata-se de um feito impressionante de engenharia, construído em uma área propensa a terremotos, com derretimento do gelo e uma camada de permafrost . Assim, não faltaram polêmicas nem durante a construção, nem após a inauguração.
Com 5.072m em seu ponto mais alto, os engenheiros enfrentaram uma série de desafios para fazer com que os trens fossem seguros para os passageiros. Tão alto, os níveis de oxigênio na atmosfera são claramente mais baixos e podem causar dificuldades respiratórias para quem está a bordo.
Assim, o nível de oxigênio de cada vagão de trem é cuidadosamente monitorado, com oxigênio extra bombeado conforme necessário. Além disso, revestimentos UV foram aplicados nas janelas para proteger os passageiros dos fortes raios ultravioletas.
À medida que o trem passa pelo Planalto Tibetano, os passageiros têm vistas incríveis do Lago Qinghai (o maior lago da China), da cordilheira Kunlun e da Reserva Natural Hoh Xil. Assim, entende-se que a região seja muitas vezes chamada de 'o telhado do mundo'.
Fonte: correiobraziliense
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