24 de Novembro de 2024

Defasagem persistente na Tabela do IRPF para classe média


Levantamento da Unafisco Nacional evidenciou uma notável defasagem na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Brasil. Considerando a projeção do IPCA de dezembro, a tabela revela índices de 159,17% para faixas além do limite de isenção e 133,65% para a faixa isenta, esta última reajustada em maio de 2023. A estimativa para o exercício 2025 indica que, com a devida correção, mais de 13,7 milhões de pessoas seriam isentas adicionalmente.

Em nota, o presidente da Unafisco Nacional, Mauro Silva destaca a preocupação com a justiça tributária. A diferença entre a arrecadação projetada (321 bilhões) e o montante que deveria ser arrecadado (116 bilhões) representa R$ 204,43 bilhões que famílias, especialmente a classe média, deixariam de arrecadar.

A Unafisco ressalta que a tabela aborda a previsão para o ano-calendário 2024 (exercício 2025). É fundamental distinguir essa análise da realidade do ano-calendário 2023 (exercício 2024) ao abordar questões como a declaração de imposto de renda, entregue em abril de 2024 e referente aos rendimentos de 2023.

"Apesar das expectativas, a defasagem na correção do IRPF persiste, sem que a promessa de resolução por parte do presidente Lula tenha sido cumprida", apontou Silva.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.