22 de Novembro de 2024

SpaceX: entenda importância do lançamento da Starship


A SpaceX, empresa de naves aeroespaciais administratada pelo bilionário Elon Musk, lançou o foguete Starship em direção ao espaço nesta quinta-feira (14/3). A operação ocorreu em Boca Chica, no Texas (EUA), e foi a terceira tentativa da empresa de Musk enviar um foguete ao espaço. Diferente das outras duas ações, feitas em 2023, o lançamento da Starship nesta quinta conseguiu manter o objeto em órbita no espaço por pelo menos 50 minutos.

Outra novidade que faz desse lançamento o teste mais bem-sucedido da SpaceX é o fato de que a operação desta quinta-feira foi a que chegou mais perto ao pouso do foguete. Segundo a SpaceX, a Starship estava rumo à reentrada na órbita terrestre, 50 minutos depois da decolagem. Nesse momento, a empresa perdeu o contato com a nave e acabou se destruindo perto de retornar à Terra.

O foguete Starship tem capacidade para transportar até 250 toneladas (que possa ser descartada após uma missão) e 150 toneladas (que pode ser transportada novamente em novos lançamentos). Para que o objeto fosse enviado ao espaço, foi necessário o impulso do foguete Super Heavy.

Antes de a SpaceX comandar a missão desta quinta, a empresa comandou duas missões de lançamento de foguetes no ano passado. Na primeira tentativa, em abril de 2023, uma falha fez os motores se desligarem e forçou a empresa a acionar um sistema de destruição para explodir o foguete Super Heavy e a nave, ainda acoplados.

Já no segundo teste, realizado em novembro de 2023, o foguete Super Heavy explodiu novamente, desta vez depois de se separar da Starship. A terceira e última missão, que foi lançamento do Starship desta quinta-feira, é considerado melhor voo teste do foguete porque o objeto nunca havia conseguido ir tão longe.

Missões da SpaceX ao espaço fazem parte de estratégias da empresa para fomentar pesquisas sobre Marte. Apesar de não ter havido tripulantes nesta quinta, na Starship, e tampouco nas outras duas missões comandadas pela SpaceX, a ideia é que naves locomovam seres humanos e cargas em viagens a Marte e para a Lua.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.