22 de Janeiro de 2025

CNC: pesquisa indica queda no consumo das famílias de menor renda


A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicou nesta terça-feira (19/3) a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do mês de março. Segundo o levantamento, o índice recuou 0,8% e atingiu os 104,1 pontos (em uma escala de 0 a 200), influenciado pela desaceleração do mercado de trabalho e pela dificuldade de acesso ao crédito.

Com mais um resultado negativo neste mês, o ICF registrou a quarta queda mensal consecutiva. Na comparação anual, a variação é a menor desde março de 2022 e fechou em 7,7%. Apesar disso, a entidade avalia que a continuação das variações anuais positivas é causada pela melhora das condições da taxa de juros, ainda que pequenas.

Mesmo assim, entre as famílias de baixa renda o cenário é ainda mais complexo. Em março, a intenção de consumo desse segmento registrou mais uma queda, desta vez de 0,8%, e recuou aos 88 pontos, bem abaixo do patamar de otimismo (acima dos 100 pontos).

Para o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, o resultado deste mês mostra que as famílias mais pobres estão apresentando maiores dificuldades no mercado de capitais.

“E a desaceleração do mercado de trabalho também é um outro grande ponto de preocupação. Em relação aos subitens que compõem o Índice de Confiança das Famílias, destaca-se que o nível de consumo atual, o acesso ao crédito e o momento para duráveis estão a um nível de pessimismo, ou seja, estão abaixo dos 100 pontos”, avalia o especialista.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.