Milhões de pessoas nos Estados Unidos, Canadá e México olharam para o céu na segunda-feira (8/4) para testemunhar o eclipse solar total na América do Norte, que foi transmitido ao vivo e registrado em milhares de fotos.
A sombra da Lua tocou pela primeira vez a superfície da Terra no Oceano Pacífico antes de atravessar o México — transformando a luz do dia em escuridão, enquanto pessoas aglomeradas assistiam ao fenômeno.
O eclipse cruzou a fronteira com os Estados Unidos, levando a escuridão para grandes áreas do Estado do Texas, incluindo as cidades de Austin e Dallas.
A cada 18 meses, ocorre um eclipse solar total em algum lugar da Terra — mas o fenômeno geralmente acontece em áreas despovoadas ou remotas.
Desta vez, no entanto, passou por várias cidades grandes em três países.
Embora nem Washington DC nem a cidade de Nova York estivessem no trajeto da totalidade do eclipse, ambas testemunharam cerca de 90% do Sol coberto pela Lua.
E muita gente saiu às ruas ou subiu até o topo dos arranha-céus para admirar a vista.
Muitos dos que assistiram ao eclipse foram presenteados com uma exibição deslumbrante da atmosfera exterior do Sol, a chamada coroa, que normalmente é obscurecida por seu próprio brilho intenso.
Alguns tiveram a sorte de ver o fenômeno das proeminências solares — basicamente bolhas de plasma que se soltam da superfície do astro — enquanto o Sol estava atrás da Lua.
Astrônomos no Canadá foram os últimos a ter um vislumbre do fenômeno, antes do eclipse cruzar o Oceano Atlântico e se perder de vista.
Produção: Mike Hills.
Desenvolvimento: Becky Rush.
Crédito das Imagens: Bobby Goddin/USA Today/Reuters, Stan Honda/Getty Images, Hector Vivas/Getty Images, Henry Romero/Reuters, Fernando Llano/AP, Mario Tama/Getty Images, Kevin Dietsch/Getty Images, Andrew Kelly/Reuters, Eduardo Munoz/Reuters, David Dee Delgado/Reuters, Kent Nishimura/Getty Images, Anna Moneymaker/Getty Images, Jeff Overs/BBC, Peter Zay/Getty Images, Noam Galai/Getty Images, Miguel Calero/Shutterstock.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.