Os alimentos detox, ricos em vitaminas, minerais e proteínas essenciais para o organismo, são excelentes aliados para quem deseja adotar uma alimentação saudável. Conhecidos por ajudar o corpo a eliminar o excesso de resíduos, eles contribuem para a perda de peso e ajudam na função intestinal.
"A dieta [detox] é recomendada em situações em que o indivíduo esteja com alguns sinais e sintomas de intoxicação e desequilíbrio funcional do corpo, como enxaquecas frequentes, dores no corpo, retenção de líquidos, histórico de má alimentação e maus hábitos, entre outros aspectos que serão identificados em uma consulta individual", explica a nutricionista funcional Helouse Odebrecht.
A seguir, confira 6 receitas imperdíveis para consumir no outono e manter a dieta em dia!
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente as batatas, as cenouras, os pepinos e refogue por 5 minutos. Junte o caldo de legumes e cozinhe até os legumes ficarem macios. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida.
Dica: sirva polvilhada com endro.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Disponha os filés de frango e refogue por 5 minutos. Junte o chuchu e a abobrinha, cubra com água e cozinhe até os legumes ficarem macios.
Após, desligue o fogo, retire o frango, espere esfriar e disponha o restante da sopa em um liquidificador. Acrescente o espinafre e bata até obter um caldo. Disponha a sopa novamente na panela, desfie o frango, junte à sopa e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente a abóbora e refogue por 5 minutos. Junte o gengibre, o sal e a água e cozinhe até a abóbora ficar macia. Desligue o fogo, espere amornar, transfira a mistura para um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Disponha a sopa novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Por último, coloque o orégano, misture bem e desligue o fogo. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente a cenoura e refogue por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta-calabresa, páprica e gengibre e mexa bem. Junte o caldo de legumes e cozinhe até a cenoura ficar macia. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira a mistura para o liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha a sopa novamente na panela e cozinhe por 8 minutos. Sirva em seguida.
Dica: sirva polvilhada com cebolinha picada.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte a couve-flor e refogue por 5 minutos. Acrescente o caldo de legumes e a folha de louro e cozinhe até a couve-flor ficar macia. Desligue o fogo, espere esfriar, retire a folha de louro e transfira a sopa para um liquidificador. Bata até obter uma consistência homogênea. Disponha a sopa novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a beterraba, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque o óleo de coco e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e a cebola e doure. Junte a cenoura e refogue por 7 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e transfira a mistura para um liquidificador. Acrescente a beterraba reservada, o caldo de legumes e as sementes e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.