O levantamento mostra que há ainda mais pessoas com contas ativas e mais brasileiros abrindo contas em mais de uma instituição. Os consumidores se tornam clientes de várias fintechs ao mesmo tempo para aproveitar os benefícios que cada uma oferece, de descontos a acesso antecipado à compra de ingressos para shows e espetáculos, por exemplo.
“O consumidor hoje tem um cardápio de opções e isso abre portas para a concorrência. Veremos uma disputa cada vez maior pelos clientes, uma vez que a tendência, a partir de agora, não é mais um crescimento tão forte na abertura de novas contas", diz Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta.
“No Brasil, as fintechs fortalecem um modelo de negócios inovador, ágil e centrado nas necessidades dos clientes, com capacidade para atrair não apenas novos consumidores, mas também investidores”, destaca Fernanda Garibaldi, diretora-executiva da Zetta.
O consumidor já percebe o efeito positivo da competição acirrada. O aumento da concorrência gera redução de tarifas bancárias e aumenta a inclusão financeira, conforme uma recente pesquisa encomendada pela Zetta à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento mostrou que a entrada das fintechs no mercado reduziu as tarifas bancárias em 36,8% no país.
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