Existem diversas teorias, mas nenhuma conclusiva, sobre o surgimento da Terra e da vida. A estudante de doutorado em física da Universidade da Flórida Central Brittany Harvison descobriu uma nova possibilidade. A Terra poderia ter recebido parte de sua água transportada por asteroides que colidiram com o nosso planeta durante a sua formação. O estudo foi publicado na revista Icarus.
O trabalho liderado por Harvison teve como objetivo "compreender como esses asteroides primitivos foram transportados para o caminho da Terra. Portanto, explorar asteroides primitivos no Sistema Solar hoje poderia ajudar a traçar um quadro do que estava acontecendo há tantos anos", explica o estudo.
Harvison se debruçou sobre dados de telescópios infravermelhos. A metodologia consistiu em analisar a composição espectral de 25 membros da Erigone, uma família de asteroides primitivos ricos em água.
Uma das famílias de asteroides candidatas para trazer água ao nosso planeta, a Erigone, foi uma das últimas estudadas no projeto Levantamento Espectroscópico de Asteroides Primitivos (PRIMASS). Os asteroides são rochas espaciais, feitos de pedra, alguns silicatos, argila, diferentes metais e água.
A descoberta de Harvison, é que todos os membros da família Erigone partilham uma espécie de "assinatura" única em sua composição e que foi registrada e essa assinatura. Como os níveis de hidratação são exclusivos, conseguir saber quem transportava mais água no passado pode apontar os nossos "fornecedores".
A ideia é que após a pesquisa, a missão da Nasa, visitará o asteroide Donaldjohanson, um potencial membro da família Erigone em 2025.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.