As equipes de resgate encontraram o corpo de um segundo alpinista mongol desaparecido no Everest, informaram os organizadores da expedição neste domingo (19), confirmando a segunda vítima fatal no pico mais alto do mundo nesta temporada de alpinismo.
Usukhjargal Tsedendamba, 53 anos, e Prevsuren Lkhagvajav, 31 anos, estavam tentando escalar o Everest, localizado no Himalaia, no Nepal. A última comunicação com eles foi na tarde de domingo, quando estavam a 7.900 metros de altitude, a menos de um quilômetro do cume.
O corpo de Tsedendamba foi encontrado na manhã de sexta-feira a uma altitude de cerca de 8.600 metros, após vários dias de operações de busca e resgate prejudicadas pelo mau tempo.
O segundo corpo também foi encontrado na sexta-feira, mas precisava ser reconhecido. Confirmamos que era ele ontem", disse à AFP Pemba Sherpa, da 8k Expeditions, que administrou suas autorizações e sua estadia no acampamento-base.
"Estamos tentando retirar os corpos", acrescentou.
Quatro guias foram enviados para busca e resgate.
O corpo de Lkhagvajav foi encontrado em uma área chamada Varanda, uma pequena plataforma em uma altitude próxima a 8.400 metros.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.