19 de Setembro de 2024

IA no varejo: 4 dicas para garantir qualidade e segurança no atendimento


Apesar do aspecto positivo do uso da ferramenta na operação das lojas, muitos consumidores ainda manifestam dúvidas em relação à qualidade e à segurança nesse tipo de tecnologia. Pena ressalta que, “mesmo que a IA acabe assustando um pouco as pessoas, hoje ela se faz essencial para promover um atendimento mais customizado e adaptado às necessidades dos clientes”. Com isso, o executivo lista quatro funcionalidades da IA para fornecer segurança e retorno positivo aos consumidores. Confira a seguir: 

A IA é um diferencial importante para o self-checkout — terminal de autopagamento, em que o próprio cliente pode realizar a cobrança da compra, principalmente para fornecer agilidade na hora do pagamento. “Com identificações automáticas dos consumidores a partir do uso do reconhecimento de imagem instalados nos terminais, além da identificação dos produtos a partir dos mecanismos para compra, como a leitura dos códigos de barras e a visualização do produto pela imagem, por exemplo. Tudo isso gera rapidez no atendimento e, assim, potencializa a satisfação do consumidor”, afirma. 

O CRO explica que, com a IA, é possível realizar um estudo dos produtos mais consumidos pelo cliente, a partir do cadastro realizado na loja. “A partir dessa análise, o consumidor tem à disposição, seja no aplicativo para smartphones ou no próprio caixa de autoatendimento, uma oferta de um mix de produtos personalizado que atenda ao consumo cotidiano de compras. Dessa forma, além de demonstrar o conhecimento sobre o perfil do cliente, a IA ajuda a otimizar a compra do consumidor.”

Outra utilidade da IA para entender a jornada de consumo nos estabelecimentos é a criação de uma pesquisa de satisfação que pode ser respondida pelas redes sociais ou pelo próprio aparelho no qual é realizado o self-checkout. “Esse tipo de mecanismo pode ser ajustado a partir da própria compra do consumidor, assim, além de oferecer uma segurança de que a empresa conhece o cliente, uma avaliação sobre a experiência de compra também viabiliza uma troca mais real entre as duas partes”, comenta. 

Um dos outros pontos em que a IA pode ser uma grande aliada é a garantia de monitoramento para as compras, oferecendo segurança para os proprietários das lojas e também para os consumidores, como no “uso dessa tecnologia no gerenciamento de entrada dos clientes nas unidades, como o reconhecimento facial na porta do estabelecimento”. Segundo ele, isso possibilita ao comprador a sensação de segurança de um ambiente controlado. “Por outro lado, o proprietário encontra um espaço monitorado para prevenir atividades suspeitas e furtos”, finaliza. 

Fonte: correiobraziliense

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