Para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a MP é “desastrosa para a cadeia de biodiesel” e o Congresso precisa devolvê-la. Em nota conjunta, as entidades informaram que receberam com “perplexidade” a proposta do governo colocada na MP. As associações informaram que os produtores de biodiesel fazem parte de uma longa cadeia produtiva que, em seu conjunto, representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
“O mais desastroso impacto da MP 1.227 é que ela afeta diretamente o resultado das companhias ao, da noite para o dia, gerar acúmulo de créditos não monetizáveis de PIS/Cofins. A MP traz enorme incerteza para os planos de investimento já contratados, forçando a revisão destes”, destacou o comunicado das entidades. Pelas estimativas do setor, os créditos acumulados na indústria do biodiesel somam R$ 1,35 bilhão ao ano, “montante que se tornará custo para a indústria de biodiesel, representando, em média, 3,4% dos preços atualmente praticados”.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.