20 de Setembro de 2024

'Tratamento contra câncer precisa de mais humanidade, compaixão e modernidade'


O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e debateu a política que garante assistência integral ao paciente oncológico, ampliando o acesso universal e de qualidade ao cuidado da saúde em todas as etapas do diagnóstico e do tratamento. A conferência ocorre em momento decisivo, próximo ao fim do prazo legal de regulamentação da PNPCC. Além disso, tramitam no Congresso projetos de lei que apoiam a melhoria nas condições de atendimento das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS).

A regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer foi o foco da 11ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, encontro em Brasília, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, 18 e 19 de junho de 2024
11ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, encontro em Brasília, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados (foto: Femama/Divulgação)

Presidente voluntária da Femama, Maira Caleffi afirma que o objetivo do encontro é promover discussões profundas e propor ações concretas para aprimorar a prevenção e o controle do câncer e outras doenças que afetam as mulheres brasileiras. “Em nosso país o direito à saúde é universal, mas o acesso ao tratamento do câncer ainda não é. Nesses 18 anos de Femama conquistamos marcos fundamentais, como a Lei dos 30 e 60 dias, mas precisamos encontrar meios para ampliar a detecção precoce e o acesso ao tratamento para pacientes oncológicos”, afirma ela, que é mastologista e chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento. 

Confira a seguir trechos da entrevista da médica ao Correio.

Maira Caleffi, presidente Femama 2023
Maira Caleffi, presidente Femama (foto: Femama/Divulgação)

Qual o objetivo da conferência e por que Brasília foi escolhida este ano?

Quais os avanços necessários para garantir tratamento e torná-lo mais eficaz pelo SUS?

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.