24 de Fevereiro de 2025

Haddad ressalta coesão entre ata do Copom e comunicado sobre cortes na Selic


"Eu dei uma passada de olho agora pela manhã e penso que a ata está muito aderente ao comunicado, não tem nada de muito diferente do comunicado, o que é bom, e transmite a ideia de que está havendo interrupção para avaliar o cenário externo e interno para que o Copom fique à vontade para tomar decisões a partir de novos dados", disse Haddad à imprensa, ao ser perguntado sobre o documento.

Durante portaria, o chefe da Fazenda também foi questionado sobre a mensagem do Copom de que eventuais ajustes futuros na Selic serão ditados pelo "firme compromisso de convergência da inflação à meta", e se isso não significaria que o BC pode elevar o patamar de juros. O ministro, por sua vez, reforçou sua ênfase em torno da "interrupção" do ciclo de cortes.

O ministro da Fazenda ressaltou ainda que não faz sentido a política monetária levar em consideração a calamidade no Rio Grande do Sul. Segundo Haddad, a situação no estado gera uma "pequena pressão inflacionária", pontuando que o horizonte no qual o Banco Central trabalha é de médio e longo prazo.

"Eu acredito que tenha uma pequena pressão inflacionária pelo que aconteceu no Rio Grande do Sul, está afetando, é uma inflação que afeta o curto prazo. O horizonte do BC é de médio e longo prazo. Não faz muito sentido levar em consideração o que está acontecendo em função do RS para fins de política monetária porque o juro de hoje está afetando 12, 18 meses para frente."

"As pressões de curto prazo estão sendo administradas com o apoio ao Rio Grande do Sul", completou ao dizer que todos estão trabalhando para que a situação do Rio Grande do Sul seja superada.

Com informações de agências 

 

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.