23 de Novembro de 2024

Produção industrial cai 0,9% em maio influenciada pelas enchentes no RS


No segundo mês consecutivo de queda, a produção industrial do país recuou 0,9% em maio. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (3/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o resultado,  o setor eliminou o ganho de 1,1% que havia acumulado entre fevereiro e março deste ano. 

Das 25 atividades investigadas pela pesquisa, 16 recuaram em maio. A chuva no Rio Grande do Sul foi um dos fatores que levaram à queda do índice, de acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo.

No caso o de produtos alimentícios, atividade que responde por cerca de 15% da produção industrial do país, maio foi o segundo mês seguido de queda, acumulando perda de 4,7% no período. 

De acordo com a pesquisa, a retração no processamento da cana-de-açúcar, por conta da condição climática menos favorável na segunda quinzena de maio, provocou uma queda pontual na produção do açúcar. Já entre os impactos negativos que podem ter a ver com as chuvas no Rio Grande do Sul estão as carnes de aves, de bovinos e de suínos e os derivados da soja, que são produtos que têm grande peso no setor. 

A indústria ainda opera 1,4% abaixo do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 17,8% abaixo do maior nível da série, alcançado em maio de 2011. Com o resultado de maio deste ano, a indústria acumula alta de 2,5% nos primeiros cinco meses do ano. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor avança 1,3%, o que indica redução na intensidade do ritmo de crescimento quando comparado ao resultado de abril (1,5%).

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.