O Rei Charles III nomeou, nesta sexta-feira (5/7), Keir Starmer como novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele é líder do Partido Trabalhista, que conquistou vitória nas eleições legislativas na quinta-feira (4/7), pondo fim a 14 anos de governo conservador.
Acompanhado da esposa Victoria, o ex-advogado de direitos humanos, de 61 anos, que entrou na política há apenas nove anos, foi recebido durante cerca de meia hora no Palácio de Buckingham.
A ascensão de Starmer coincide com o centenário da chegada ao poder do primeiro chefe de governo trabalhista, Ramsay MacDonald, que esteve no cargo entre janeiro e novembro de 1924.
Nascido no bairro londrino de Southwark, o novo primeiro-ministro do Reino Unido estudou direito na Universidade de Leeds e continuou a formação como advogado em Oxford.
Keir Starmer assume como premiê após o então primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciar a renúncia ao posto de líder do Partido Conservador após a derrota para os trabalhistas nas eleições legislativas.
"Após este resultado, deixarei o cargo de líder do partido, não de maneira imediata, e sim quando tudo estiver em ordem para a designação do meu sucessor", afirmou. “Eu assumo a responsabilidade pela perda”, acrescentou Sunak.
Com informações da AFP
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.