A cozinha carioca é um reflexo da diversidade cultural do Rio de Janeiro, combinando influências portuguesas, africanas e indígenas. Com pratos deliciosos, a gastronomia carioca é rica e cheia de história. Pratos como a galinhada com quiabo, o filé à Oswaldo Aranha e o bolinho de bacalhau mostram como a gastronomia do estado é saborosa e cheia de tradições.
Veja, abaixo, receitas de 5 pratos típicos do Rio de Janeiro!
Em uma tigela, tempere os filés com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio com 3 colheres de manteiga e grelhe os filés. Quando estiverem dourados, adicione o restante da manteiga e frite o alho fatiado até ficar dourado e crocante. Sirva em seguida.
Em uma tigela, tempere os pedaços de frango com suco de limão, sal e pimenta-do-reino e deixe marinar por 30 minutos. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e doure os pedaços de frango. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola, o alho e o pimentão, refogando até dourar. Acrescente os tomates e cozinhe até formar um molho espesso.
Volte o frango para a panela, misture bem e adicione o colorau e a folha de louro. Adicione o arroz e misture até que os ingredientes estejam bem incorporados. Acrescente a água e cozinhe em fogo médio. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o quiabo. Transfira o quiabo para a panela quando o arroz estiver quase cozido e cozinhe até que o quiabo fique macio e o arroz pronto. Retire a folha de louro e descarte-a. Finalize com cheiro-verde. Sirva o arroz com o quiabo e o frango.
Em uma tigela, tempere os cubos de carne com sal e pimenta-do-reino. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e adicione os cubos de carne aos poucos, dourando-os bem. Retire a carne e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola e o alho, refogando até ficarem dourados. Acrescente o tomate, o pimentão, a cenoura e a folha de louro, refogando até os vegetais amolecerem. Volte a carne para a panela, adicione o caldo de carne e o molho de soja e misture bem. Cozinhe por 30 minutos. Adicione a ervilha e cozinhe por mais 10 minutos. Retire a folha de louro e sirva em seguida.
Em uma tigela grande, misture o bacalhau, as batatas amassadas, a cebola, o alho e a salsinha. Adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Com as mãos ligeiramente untadas com óleo, modele a massa em formato de bolinhos. Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio e frite os bolinhos em pequenas porções até ficarem dourados e crocantes. Sirva em seguida.
Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a linguiça calabresa até ficar dourada. Retire a linguiça da panela e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola e o alho, refogando até a cebola ficar translúcida e o alho dourar levemente. Adicione as batatas, a folha de louro e a água, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Cozinhe até as batatas ficarem macias. Retire a folha de louro. Use um mixer diretamente na panela para bater as batatas até ficar homogêneo. Volte a linguiça para a panela e adicione a couve fatiada, cozinhando até murchar. Sirva o caldo verde quente regado com um fio de azeite por cima.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.