20 de Janeiro de 2025

Hip hop invade o cosmos: Vênus recebe música da Terra pela primeira vez


Pela primeira vez o hip hop invade o espaço sideral, em meio às nuvens venusianas com uma batida contagiante e inspiradora. A Agência Especial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) enviou, na sexta-feira (12/7), a música de The Rain (Supa Dupa Fly), da cantora Missy Elliott, para o planeta Vênus, a 254 milhões de quilômetros da Terra.

A transmissão espacial partiu da Estação Espacial 13 da Deep Space Network (DSN), localizada no Complexo de Comunicações Espaciais Profundas de Goldstone, nos EUA. Coincidentemente, essa antena leva o apelido de Vênus. A mensagem viajou à velocidade da luz, levando apenas 14 minutos para cruzar a distância que separa os dois planetas. A DSN apresenta um conjunto de antenas de rádio gigantes que permitem que as missões rastreiem, enviem comandos e recebam dados de espaçonaves.

A rapper e cantora estadunidense Melissa Arnette Elliott, mais conhecida como Missy Elliott
Missy Elliot: "Estou muito honrada por ter a oportunidade de compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!" (foto: Reprodução/Instagram @missymisdemeanorelliott)

O envio da música a Vênus faz parte de uma série de testes que estão sendo feitos na DSN. Duas missões da Nasa estão programadas, nos próximos anos, para explorar o planeta e enviar dados de volta à Terra usando a DSN. A Davinci, que vai investigar a química e os gases do planeta, está prevista para ser lançada em 2029. Já a Veritas, para estudar a topografia venusiana, deve ser enviada em 2031.

"Ainda não consigo acreditar que vou sair deste mundo com a Nasa", afirmou Missy Elliott, em um comunicado. "Estou muito honrada por ter a oportunidade de compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!", completou a cantora, que já ganhou sete Grammys, seis Teen Choice Awards e 15 MTV Video Music Awards na carreira.

É a segunda vez que uma música é enviada ao espaço pela Nasa. Em 2008, os cientistas usaram uma música dos Beatles, o hino pacifista Across the Universe. "Tanto a exploração espacial quanto a arte de Missy Elliott têm como objetivo ultrapassar limites", disse Brittany Brown, diretora da Divisão Digital e de Tecnologia da Nasa. "Missy tem um histórico de infundir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes, então a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo é realmente perfeita."

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.