O consumo de fibras é essencial para uma boa digestão, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde do sistema digestivo. Encontradas em alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, elas ajudam a promover o movimento regular do intestino, prevenindo a constipação e facilitando a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.
A seguir, confira 5 receitas ricas em fibras para melhorar a digestão!
Em uma tigela pequena, misture o fermento biológico com o açúcar mascavo e 1/4 de xícara de água morna. Deixe descansar por 10 minutos ou até formar uma espuma. Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo integral, a farinha de linhaça e o sal e misture. Reserve. Adicione o óleo de coco e o restante da água morna à mistura de fermento ativado e misture. Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e misture bem até formar uma massa homogênea.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada com farinha de trigo e sove por cerca de 10 minutos, até que a massa esteja lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo de coco, cubra com um pano e deixe descansar em um local morno até dobrar de tamanho. Após, pressione a massa para retirar o excesso de ar. Modele-a no formato de um pão e coloque em uma forma para pão untada com óleo de coco. Polvilhe as sementes de linhaça inteiras por cima. Cubra novamente e deixe crescer por mais 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de fatiar e servir.
Em uma tigela grande, misture a granola, a aveia, a farinha integral, as uvas-passas, o fermento, a canela e o sal. Em outra tigela, bata o ovo com o açúcar mascavo, o mel e o óleo de coco até formar uma mistura homogênea. Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos e mexa bem até incorporar. Com uma colher, coloque porções da massa na assadeira forrada com papel-manteiga, formando os biscoitos. Leve ao forno preaquecido a 180?°C por cerca de 15 minutos, ou até os biscoitos ficarem dourados nas bordas. Sirva em seguida.
Em uma tigela, misture a ricota, o espinafre, o ovo, o alho, o sal e a pimenta-do-reino até formar uma pasta homogênea. Coloque uma colher do recheio de ricota no centro de cada tira de abobrinha e enrole no formato de um canelone. Arrume os rolinhos em uma assadeira untada com um pouco de azeite, com a parte da emenda para baixo. Cubra os canelones com o molho de tomate. Leve ao forno preaquecido a 180?°C por cerca de 25 minutos, ou até que o molho esteja borbulhando. Retire do forno e sirva quente.
Coloque todos os vegetais e o feijão-fradinho em uma tigela grande e misture bem. Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o molho sobre a salada e misture bem. Adicione a salsinha e misture mais uma vez. Deixe a salada descansar por cerca de 10 minutos. Sirva em seguida.
Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo integral, a aveia, o açúcar mascavo, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Em outra tigela, bata os ovos, o óleo de coco e o iogurte até ficar homogêneo. Adicione a maçã ralada e misture bem. Adicione os ingredientes úmidos à mistura de ingredientes secos e mexa suavemente até incorporar. Divida a massa entre as forminhas de silicone para muffin, enchendo cerca de 3/4 de cada forminha. Leve ao forno preaquecido em 180?°C por 22 minutos, ou até que os muffins estejam dourados e um palito inserido no centro saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Sirva em seguida.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.