A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi oficializada como a candidata democrata à Casa Branca pelos delegados do partido, nesta terça-feira (20/8). A votação foi vencida por unanimidade, durante o segundo dia da Convenção Nacional Democrata, que ocorre em Chicago, Illinois.
Kamala dava um discurso em Milwaukee, Wisconsin, quando ocorreu a indicação. "Nós estamos tão orgulhosos de ser os seus indicados. Essa é uma campanha pelo poder do povo e juntos nós vamos traçar um novo caminho pela frente", disse ela, além de agradecer os democratas pelo apoio.
A votação ocorreu em clima animado, com um DJ embalando as declarações dos delegados ao som de músicas de cada estado. Cada um dos representantes aproveitou a deixa para compartilhar temas que consideram imprescindíveis na disputa, entre eles o direito ao aborto.
Os primeiro estado a votar foi Delaware, o de Biden, e seguiu em ordem alfabética. Encerraram a rodada Minnessota, do governador e vice-presidente da chapa de Kamala, Tim Walz, e Califórnia, voto dado pelo governador Gavin Newson — que chegou a ser cotado como pré-candidato pelo partido antes de Kamala assumir o posto de Biden na disputa eleitoral.
Ao todo, existem 3.936 delegados no partido, e um candidato precisa de 1.976 apoiadores, conquistados geralmente durante as primárias. Biden conquistou 3.905 delegados nas primárias, e estes poderiam votar em quem quisessem.
Como candidata oficial do partido Democrata, Kamala Harris fez um comício nesta terça-feira em Milwaukee. O evento ocorreu no mesmo estádio em que Donald Trump aceitou a nomeação de candidato republicano em julho.
Durante o discurso, Kamala enfatizou que a campanha não é dos democratas contra Donald Trump, mas de duas visões diferentes para os Estados Unidos. "A nossa foca no futuro. A outra, no passado. Nós, Wisconsin, lutamos pelo futuro", afirmou.
"Será uma corrida presidencial acirrada até o final. [...] Temos 77 dias até a eleição e nós vamos vencer porque vamos trabalhar duro até lá", completou.
A candidata puxou o coro "vamos vencer". Em um dado momento, um apoiador gritou "já vencemos", e Kamala retrucou: "Nós ainda não vencemos porque há muito a ser feito ainda. Mas nós vamos vencer".
Harris prometeu sistema de saúde para todos os americanos, além da redução de impostos sobre o mercado imobiliário e do preço dos alimentos. "Vou abaixar os preços ao fazer o mercado competitivo", prometeu.
Tim Walz, candidato a vice, discursou antes de Kamala e provocou Donald Trump justamente por estarem no local onde se encerrou a Convenção Republicana. "Eles estavam se sentindo bem. Mas isso acabou. Bem, acredite em mim, Milwaukee, muita coisa pode mudar em quatro semanas! [...] Ah, aquele cara vai ficar tão triste essa noite", alfinetou.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.