19 de Setembro de 2024

Erro em pedido de chocolate quente causa morte de menina de 13 anos


A menina começou a tossir e estava reclamando de dores no peito. Ela foi levada às pressas para uma farmácia próxima, com os lábios e boca inchados e muita coceira. Ao chegar no local, ela desmaiou. O farmacêutico aplicou uma injeção de adrenalina, sem sucesso. Tentativas de ressuscitá-la foram iniciadas e um cliente chamou uma ambulância. Os paramédicos logo chegaram e continuaram os esforços de ressuscitação. Hannah foi levada ao hospital, onde foi declarada morta.

A mãe disse para a polícia que a filha evitava alimentos com leite, ovos, trigo e peixe, por causa de suas alergias. Ela também nunca comia na casa de amigos e só comia em restaurantes "conhecidos e confiáveis".

Segundo as investigações, Hannah morreu após sofrer uma reação anafilática de hipersensibilidade desencadeada por um ingrediente em seu chocolate quente que causou uma resposta alérgica. Os legistas também concluíram que a cafeteria falhou em seguir os processos de produção da bebida, levando Abimbola a dizer que a indústria alimentícia trata o  treinamento de segurança contra alérgenos como um "exercício de marcar caixas". 

"É necessária uma maior conscientização nesses setores e em toda a sociedade sobre os sintomas da anafilaxia. Sempre fui extremamente diligente no controle das alergias de Hannah e ela nunca havia sofrido uma reação alérgica grave antes desse incidente”, declarou à emissora.

Além disso, a investigação apontou que houve "falha de comunicação" entre a equipe da cafeteria e a mãe de Hannah. No inquérito, a barista Urmi Akter disse que, quando recebeu o pedido, ela solicitou que a jarra fosse lavada, mas também ressaltou que o chocolate quente é feito de leite. O inquérito também mostrou que, na época da morte da garota, o treinamento sobre alérgenos para novos funcionários da Costa Coffee envolvia uma série de módulos on-line que podiam ser acessados em casa e um teste que os trainees tinham que passar.

"A causa raiz desta morte é a falha em seguir os processos em vigor para discutir alergias, combinada com uma falha de comunicação entre a mãe e o barista”, declarou o investigador à BBC. 

A Costa Coffee veio a público lamentar o ocorrido. "A perda de Hannah é uma tragédia, e nossos sinceros pensamentos estão com sua família e amigos”, declarou em nota. 

"Entender como essa situação terrível ocorreu é do interesse de todos: nossos parceiros de franquia, nossos clientes, nossos membros de equipe e as comunidades das quais fazemos parte. Ouvimos tudo o que o legista disse esta semana e consideraremos cuidadosamente seus comentários, juntamente com qualquer relatório que ela possa emitir, e responderemos apropriadamente”, acrescentou.

Fonte: correiobraziliense

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